Trabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questionário

1) Dê a definição de dispersão coloidal e discorra sobre suas características principais em relação às partículas do disperso

R= As dispersões coloidais são misturas heterogêneas onde o componente que aparece em menor quantidade é denominado disperso e o componente que aparece em maior quantidade é denominado dispergente. Em uma dispersão coloidal, as partículas do dispersosão um agregado de átomos, íons ou moléculas, macromoléculas ou macroíons; o diâmetro das partículas do disperso estão entre 10Å e 1000Å; além disso, podem sofrer sedimentação pela ação de uma centrífuga, ser separadas do dispergente através de um ultrafiltro e ser observadas em um ultramicroscópio.

2) Indique em que fase de agregação se encontram respectivamente o disperso e o dispergente nasdispersões coloidais abaixo:


Dispersão
Disperso
Dispergente
a
Sol
Sólido
Líquido
b
Gel
Líquido
Sólido
c
Aerossol
Sólido
Gasoso
d
Emulsão
Líquido
Líquido
e
Espuma Sólida
Gasoso
Sólido
3) Explique o significado dos seguintes termos:

a) Dispersão Coloidal Liófila

R= Também denominada dispersão coloidal reversível, é indicada por grande afinidade entre o disperso e odispergente. Quando o dispergente for a água, fica denominada como Hidrófila.
Devido à afinidade entre as partículas do disperso e as do dispergente, ocorre uma absorção ou fixação das partículas do dispergente na superfície das partículas do disperso, formando uma película protetora que é denominada camada de solvatação. Essa camada permite que as partículas do disperso fiquem isoladas umas dasoutras. Com isso é possível formar a dispersão coloidal em sol ou em gel conforma se adicione ou se retire dispergente. É por isso que esses colóides são ditos reversíveis

b) Dispersão Coloidal Liófoba

R= Também chamada dispersão coloidal irreversível, é a dispersão onde praticamente não existe afinidade entre o disperso e o dispergente. Se a fase do dispergente for a água, a dispersãocoloidal é denominada hidrófoba. A formação de uma dispersão coloidal liófoba não é espontânea e a passagem de gel a sol é muito difícil.

c) Camada de Solvatação

R= A camada de solvatação é uma película formada a partir da absorção ou fixação das partículas do dispergente na superfície das partículas do disperso. Essa fixação ou absorção existente é devida à uma grande afinidade entre as partículasdo dispergente e do disperso.

4) Qual a diferença entre peptização e pectização? Explique o que se deve fazer para passar de uma fase para outra e em que situação essa passagem ocorre sem problemas e em que situação apresenta dificuldades.

R= Peptização é a transformação da fase gel para a fase sol, que ocorre pela adição de dispergente. Pectização é a operação inversa à peptização: é atransformação da fase sol para a fase gel, retirando-se dispergente.

5) O que são micelas? Explique quando uma micela pode adquirir carga elétrica positiva e quando pode adquirir carga elétrica negativa.

R= Micelas são aglomerados de átomos, íons ou moléculas. As micelas podem adquiri carga elétrica positiva ou negativa, dependendo em que tipo de sistema se encontra. Esses sistemas podem ser:- Sistemas com excessos de cátions, onde as partículas do disperso irão adsorver[1] esses cátions, adquirindo carga elétrica positiva; ou

- Sistemas com excessos de ânions, onde as partículas do disperso irão adsorver esses ânions, adquirindo carga elétrica negativa.

Além disso é importante observar que haverá um momento, durante essa transformação, em que as micelas serão neutras e adispersão coloidal, descarregada; neste momento dizemos que a dispersão coloidal atingiu seu ponto isoelétrico.

6) Em que situação uma dispersão coloidal atinge o ponto isoelétrico?

R= A dispersão coloidal atinge o seu ponto isoelétrico no momento em que, durante a transformação de cargas elétricas (alteração da quantidade de cátions ou de ânions, dentro de um sistema), as micelas fiquem...
tracking img