Sistemas de governo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Sistema bipartidário.
Adota o Estado partidário contemporâneo três sistemas principais de partidos: o bipartidário, o multipartidário e o partido único. Este último mais frequente nos regimes totalitários.
O sistema bipartidário, e considerado por alguns escritores políticos como o sistema democrático por excelência em matéria de organização partidária. Entende Field que nenhum outro sistemahá mais aberto a participação direta, imediata, efetiva e influente do leitor na escolha dos governantes quando este, arraigado, quer no gosto, quer na preferência dos cidadãos, em aqueles países onde tradicionalmente o perfilham as instituições.
O sistema bipartidário tem algo que corresponde a um traço natural de divisão política da sociedade, conforme assinala Duverger, o qual observa que senem sempre há um dualismo de partidos, “quase sempre há um dualismo de tendências”.
A oposição cabe, por conseqüência, lugar todo especial no sistema, visto que ela e potencialmente o governo em recesso, a forca invisível, fora do poder, mas pronta já para assumi-lo a qualquer instante desempenhando assim função necessária e indispensável a caracterização democrática do sistema.
Seriadeplorável equivoco supor que o sistema bipartidário significa literalmente a existência apenas de dois partidos. Não. É possível que vários partidos concorram as urnas, mas o sistema tecnicamente se acha de tal forma estruturado, que só dois partidos reúnem de maneira permanente a possibilidade de chegar ao poder.
No caso do Estado Unidos, a rigidez bipartidária e de tal ordem que nenhum pequeno partidoveio jamais a se converter num grande partido e vice-versa: não há noticia de nenhum grande partido que haja passado a condição de pequeno partido.
Formam os dois partidos, conservadores e republicanos, a espinha dorsal da política americana e ostentam admirável flexibilidade, bem como invulgar poder de acomodação, a ponto de haverem sido comparados por um jornalista americano a duas garrafasvazia de vinhos que podiam receber todo e qualquer conteúdo, contanto que se não mudassem os rótulos...
O sistema bipartidário americano não fez, todavia, desprezível ou nula a participação dos pequenos partidos, a despeito da impotência política em que continuamente ficam para a escalada do poder.
Com efeito, seus princípios e suas idéias, sustentados não raro com todos os rigores de súbitaradicalização, acabam, depois incorporados ou apropriados pelos dois grandes partidos, os quais sabem acomodá-los lentamente ao gênio político da sociedade americana. Há quem queira vislumbrar ai a causa profunda da inexistência de um partido socialista nos Estados Unidos ou pelo menos o malogro político das pequenas agremiações de caráter ideológico.
O Sistema Multipartidário
Principia a rigor osistema multipartidário com a presença de três ou mais partidos políticos em disputa do poder num determinado sistema estatal.
Os adeptos do pluralismo partidário amplo louvam-no como a melhor forma de colher e fazer representar o pensamento de variadas correntes de opinião, emprestando as minorias políticas o peso de uma influencia que lhes faleceria, tanto no sistema bipartidário comounipartidário.
Afirma-se ademais que o sistema multipartidário e de cunho profundamente democrático, pois confere autenticidade ao governo, tido por centro de coordenação ou compromisso dos distintos interesses que se movem no mosaico das varias classes da sociedade, classes cuja voz de participação, através político, se alça assim a esfera do poder.
No sistema parlamentar do moderno estadopartidário, o multipartidarismo conduz inevitavelmente aos governos de coligação, com gabinetes de composição heterogênea, sem rumos políticos coerentes, sujeitos portanto pela variação de propósitos a uma instabilidade manifesta. Não obstante, esses governos por sua natureza mesma são dos mais sensíveis aos reclamos da opinião publica.
No sistema presidencial, indica-se ordinariamente a pulverização...
tracking img