Principios de peter

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise de texto

O sagrado e o Profano

Cap. II ”Tempo sagrado e os mitos”
Autor: Mircea Eliade

Nome:reginaldo
Professor: André
Disciplina: História antiga Oriental

Referencia bibliográfica do Texto:

O texto analisado, a seguir, trata do capítulo 2 que foi retirado do livro “O sagrado e o profano” do autor Mircea Eliade. Este texto foi disponibilizado pelo Professor André paraser trabalhado em sala de aula.

Biografia do autor

Escritor e historiador romeno nascido em Bucareste, Romênia, considerado o mais importante e influente especialista em história e filosofia das religiões, Mircea Eliade ficou conhecido pelas pesquisas que empreendeu sobre a linguagem simbólica das diversas tradições religiosas. De uma família de cristãos ortodoxos, desde jovem se tornoupoliglota, aprendendo o italiano, inglês, francês e alemão. Formou-se em filosofia pela Universidade de Bucareste (1928) onde defendeu uma tese de mestrado sobre a filosofia na Renascença italiana, de Marcilio Ficino a Giordano Bruno. Influenciado pelo humanismo na Renascença foi para a Índia onde estudou sânscrito e filosofia hindu na Universidade de Calcutá e ainda e aprendeu o hebraico e o parsi.Também estudou as filosofias do sudeste asiático, sob a orientação do mestre Surendranath Dasgupta (1885-1952), professor emérito da Universidade de Calcutá e autor de 5 volumes sobre a história da filosofia da Índia, Motilal Banarsidass (1922-1955). De volta à Romênia (1932), doutorou-se no departamento de filosofia com a tese publicada em francês Yoga: essai sur les origines de la mystiqueindienne (1933). Esta edição deu-lhe reputação internacional e o levou a publicar outras obras sobre ioga e outros textos sobre filosofia. Trabalhou como adido cultural e de imprensa nas representações diplomáticas romenas em Londres e Cascais, Portugal. Após a Segunda Guerra Mundial (1945), durante a qual serviu na legião romena na Inglaterra e Portugal, por suas convicções direitistas não voltou paraa recém Romênia comunista e estabeleceu-se em Paris, e tornou-se professor de religião comparativa na École des Hautes Études, na Sorbonne, enquanto escrevia em francês. Emigrando para os EEUU, estabeleceu-se definitivamente em Chicago, onde passou a lecionar história das religiões na Universidade de Chicago (1956). Passou a chefiar o Departamento de Religião da Universidade de Chicago (1958),cargo que ocupou até à sua morte, ocorrida em Chicago, Estados Unidos.

Principais obras

* Cosmos e História: O mito do Eterno Retorno, (1954), Princeton.
Provavelmente a mais crucial e curta aproximação do trabalho de Eliade. Apresenta analise do tempo como heterogêneo para religiosos e homogêneo para não-religioso e seu conceito de o 'terror da história' e a habilidade de 're-atualizar' areligião no tempo.
* Forgerons et Alchimistes - Ferreiros e Alquimistas - Flammarion, 1956 e nova edição revista e aumentada em 1977.
"Colaborar com a Natureza, ajudá-la a produzir num tempo mais e mais rápida, mudar as modalidades da matéria, eis uma das fontes da ideologia alquímica. Tanto como o fundidor e o ferreiro, o alquimista trabalha sobre uma matéria ao mesmo tempo viva e sagrada;seus trabalhos perseguem a transformação da matéria, seu aperfeiçoamento, sua transformação". "O Autor insistiu sobre as alquimias indiana e chinesa porque são menos conhecidas e sobretudo porque apresentam, de uma forma mais viva, seu carater de técnica ao mesmo tempo experimental e mística." Retirado da contracapa do livro.
* Yoga, Imortalidade e Liberdade, (1958), Londres: Routledge &Kegan Paul.
Primeiramente publicado na França como "Yoga: Essai sur l'origine de la mystique Indienne" em 1933, este trabalho informativo e escolástico analisa o yoga como uma concreta busca pela liberdade das limitações humanas).
* Ritos e Símbolos de Iniciação (Birth and Rebirth),(1958), Londres: Harvill Press.
A publicação das aulas de Eliade (1956, sobre Haskell) na Universidade de...
tracking img