Sistemas de ensino e politicas educacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (739 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Legislação Educacional e as politicas educacionais vão sendo modificadas e efetivadas por diversos sujeitos educacionais, assim as preposições governamentais podem ser destorcidas. Asintervenções, seja de âmbito político ou econômico pode criar espaços educacionais e docentes com mais autonomia, permitindo assim a pratica de ações educacionais diferentes.
Com esta reflexão, podemosadentrar na relação entre Educação, Estado e Sociedade, os três conceitos estão interligados por várias funções, pois um depende do outro, no âmbito Estado e Sociedade temos um contexto político e social,que transpõem interesses do governo, do capitalismo, da sociedade, e conseguirmos encaixar a esta ´´rede`` de Educação, que tem adotado um sistema voltado ao mercado de trabalho, assim a escolafuncionar como mercado educacional , sendo orientado pelos interesses do mercado que passa a ser o regulador de seus objetivos , organização e político educacional.
Neste sentido vimos Educaçãoadministrando ao modo capitalista, onde seus reflexos se dão a uma sociedade voltada ao consumismo e ao trabalho, moldando assim um novo Estado; temos também nestas compreensões que tem a obrigaçãode disponibilizar a todos o direito da Educação.

Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs são referenciais de qualidade elaboradas pelo Governo Federal. Essas diretrizes são voltadas,sobretudo, para a estruturação e reestruturação dos currículos escolares de todo o Brasil - obrigatórias para a rede pública e opcionais para as instituições privadas. Ou seja, o objetivo principal dosPCN é padronizar o ensino no país, estabelecendo pilares fundamentais para guiar a educação formal e a própria relação escola-sociedade no cotidiano. Os RCNs (Referenciais Curriculares Nacionais)foram desenvolvidos para aproximar a prática escolar às orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais, diferem-se dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e das DCNs (Diretrizes...
tracking img