Sistemas de custeio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1617 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DE TANGARA DA SERRA
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO EM AGRONEGOCIOS

GUSTAVO SCARABOTTO RIBEIRO
LUIZ HENRIQUE ALFREU CARVALHO

Sistemas de Custeio

Tangará da Serra – MT
Outubro de 2008
INTRODUÇÃO

Com as mudanças que ocorrem a cada dia em torno de todas as áreas, os profissionais buscam novas técnicas eferramentas para desenvolver seu trabalho com mais eficiência e eficácia. A contabilidade não fica atrás de outras áreas e com isso desenvolve novas técnicas para poder acompanhar esse avanço. O exemplo desse avanço na contabilidade é a contabilidade de custos que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, com o auxilio no desempenho, controle das operações e detomadas de decisões.
Esse trabalho visa mostrar como funcionam os sistemas de custeio dento da contabilidade possibilitando uma nova visão das pessoas para que perceba e realize essas funções dentro de suas empresas ou ate mesmo nas funções do dia a dia. Um desses sistemas a serem mostrados é o do sistema de custeio por processo que adapta as empresas que tem como sistema de produção continua comprocessos consecutivos para a produção de produtos padronizados. Ouro sistema a ser mostrado é o de Sistema de Custeio por Ordem de Produção que é característico de empresas que produzem sobre encomenda, sendo unitárias ou em lotes. Também outro sistema a ser mostrado é o sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente básico no qual operam os sistemas e as modalidades de custeio.
Noentanto é necessário que o contador de custo conheça as finalidades para as quais as informações são geradas, conheça a empresa de forma global, e conheça também os vários métodos e ferramentas usadas na gestão de custos para assim poder proporcionar informações relevantes para os diversos usuários.

Sistema de acumulação de custo.

O sistema de custo é importante para possibilitar o calculo daunidade de mensuração (custo unitário, hora, custo da mão de obra entre outros) antes de decidir quanto ao sistema ou à modalidade de custeio a ser adotada, a empresa deverá escolher o seu sistema de acumulação de custos, orientando-se, estritamente, pelo sistema produtivo da empresa.
Existem dois tipos de sistemas de acumulação de custos que são:
1- Sistema de acumulação de custos por ordem deprodução;
Adotará o sistema de acumulação de custos por ordem ou encomenda a empresa cujo sistema produtivo for predominantemente descontínuo, produzindo bens ou serviços não padronizados e, geralmente, sob encomenda específica dos seus clientes.
Este é o sistema no qual cada elemento do custo é acumulado segundo ordens específicas de produção referentes a um determinado produto ou lote deprodutos. As ordens de produção são emitidas para o início da execução da atividade produtiva e nenhum trabalho poderá ser iniciado sem que seja devidamente precedido pela emissão da correspondente ordem de produção.
Os termos "ordem de fabricação", "ordem de serviço" ou "ordem de trabalho" são sinônimos de "ordem de produção”. A condição indispensável para o adequado custeamento de uma ordem deprodução é a sua contínua identificação com uma determinada produção em particular.
O sistema de ordem de produção é o mais apropriado para o custeio de produtos por encomenda, sendo pouco usado nas indústrias de produção em série. Nestas indústrias, a sua utilização restringe-se, normalmente, ao controle de construções e às atividades de manutenção.
Esse sistema apresenta como não poderia deixar deser, algumas desvantagens. Dentre elas, podemos destacar:
A- custo administrativo elevado - o sistema exige considerável trabalho burocrático para o registro das informações minuciosas requeridas no adequado preenchimento das ordens de produção;

B - controles permanentes são necessários para assegurar a correção dos dados de material e de mão-de-obra direta apropriados a cada ordem de...
tracking img