Olhares em rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 101 (25182 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Olhares da Rede

Olhares da Rede

Olhares da REDE
Cláudia Ferraz Castelo Branco Luciano Matsuzaki (Orgs.)

Cláudia Castelo Branco Murilo Machado Fabrício Ofugi Rodrigo Fonseca de Almeida Luciano Matsuzaki

Este livro está disponível para download em: http://www.culturaderede.com.br

Momento Editorial 2009
Olhares da Rede

Conteúdo licenciado pelo Creative Commons para Uso NãoComercial (by-nc, 2.5). Esta licença permite que outros remixem, adaptem, e criem obras derivadas sobre sua obra sendo vedado o uso com fins comerciais. As novas obras devem conter menção a você nos créditos e também não podem ser usadas com fins comerciais, porém as obras derivadas não precisam ser licenciadas sob os mesmos termos desta licença.

Diagramação Luciano Matsuzaki Revisão CláudiaFerraz Castelo Branco
     

              

Momento Editorial Rua da Consolação, 222 - Consolação - CEP 01302-000 - São Paulo/SP momento@momentoeditorial.com.br - www.arede.inf.br Fone: (11) 3124-7444

Olhares da Rede

Breve biografia dos autores estudados
do Centro Berkman para Internet e Sociedade – organização sem fins lucrativos, ligada à Harvard, cujamissão é explorar e entender o cyberespaço, sua dinâmica de desenvolvimento, normas, padrões, e suas relações com as leis e sanções. Antes de lecionar na Escola de Direito de Harvard, ele foi professor em Yale. Dentre suas obras se destacam o artigo “Coase’s Penguin, or, Linux and the Nature of the Firm.”, publicado em 2002 e a obra “The Wealth of Networks”, publicada em 2006, ainda sem tradução parao português.

Yochai Benkler é professor da escola de direito na Universidade de Harvard e co-diretor

Manuel Castells é sociólogo e autor da trilogia A era da informação: economia, sociedade e

cultura, traduzida para 23 línguas. Depois de ter lecionado, por 24 anos, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, desde 2001, ele dirige o departamento de pesquisa da Universidade Aberta daCatalunha. Seu estudo mais recente chama-se Projeto Internet Catalúnia. Durante seis anos, por meio de 15 mil entrevistas pessoais e 40 mil via internet, Manuel Castells analisou as mudanças que a internet produziu na cultura e na organização social. O pesquisador acaba de publicar, com Marina Subirats, a obra Mulheres e homens: um amor possível?, onde aborda o impacto da web.

O norte-americanoDouglas Rushkoff é escritor, professor e documentarista, tendo seus trabalhos de maior destaque voltados à cultura popular e às novas tecnologias de mídia. Partidário do movimento cyberpunk e considerado um ciberguru, Rushkoff e é autor de vários best-sellers, tais como Media Vírus, Coercion, Nothing Scared, Cyberia e Playing The Future. Munido de uma visão otimista e entusiástica das tecnologias,desvenda os efeitos sociais delas decorrentes sobre as ações humanas, abordando, para isso, temas como jogos, filmes, músicas e séries de TV.

Olhares da Rede

Lawrence Lessig é um escritor norte-americano, professor na faculdade de direito de

Stanford e um dos fundadores do Creative Commons e um dos maiores defensores da Internet livre, do direito à distribuição de bens culturais, àprodução de trabalhos derivados (criminalizadas pelas leis atuais), e do fair use. Lessig defende que a cultura seria mais rica se as leis que regulam os direitos autorais fossem mais flexíveis.

Henry Jenkins é Co-Diretor do Programa de Estudos Comparativos da Mídia do MIT e
Professor Peter de Florez de Humanidades. Ele é o autor e/ou editor de doze livros sobre diversos aspectos da mídia e...
tracking img