Sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1432 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teorias da formação

Nosso sistema solar está composto pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas com suas luas e anéis, pelos planetas anões, asteróides e pelos cometas. Os cinco planetas mais brilhantes, que são visíveis a olho nu, já eram conhecidos desde a antiguidade. A palavra planeta em grego quer dizer astro errante. Depois da invenção do telescópio, outros 2 planetas do SistemaSolar foram descobertos: Urano em 1781 por William Herschel (1738-1822), Netuno em 1846 por Johann Gottfried Galle (1812-1910), do Observatório de Berlim, e o assistente Heinrich Louis d'Arrest (1822-1875), seguindo a previsão de Urbain Jean Joseph Le Verrier (1811-1877) e John Couch Adams (1819-1892).
Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde William Tombaugh (1906-1997), e classificado até agosto de2006 como o nono planeta do sistema solar. Desde então a União Astronômica Internacional reclassificou Plutão como "planeta anão", constituindo uma nova categoria de corpos do sistema solar, na qual também foram encaixadas Ceres, o maior objeto do cinturão de asteróides entre as órbitas de Marte e Júpiter, e Éris (2003UB313) o maior asteróide do cinturão de Kuiper. Mais informações sobreasteróides são dadas no capítulo Corpos Menores.

Origem dos planetas
Universo: Galáxias e os tipos diferentes de galáxias

Ao contrário das estrelas que produzem imagens puntiformes e, portanto, todas iguais, as galáxias se mostram como objetos extensos e com formas variadas.
Segundo o critério proposto pelo astrônomo Hubble, as galáxias são classificadas em três principais tipos segundo suasformas: elípticas, espirais e irregulares.

Para a classificação das galáxias elípticas emprega-se a letra E seguida por um número entre 0 e 7.  Assim, estas galáxias vão de quase esféricas, chamadas E0, a bem achatadas, chamadas E7. As elípticas são pobres em gás e apresentam uma população de estrelas velhas, já em estágios avançados de evolução.

Galáxias - são feitas de estrelas, gás e poeira emquantidades diversas. As proporções destes ingredientes mudam muito de tipo para tipo. Nas espirais, que contêm extensas nuvens de gás e poeira, os objetos mais velhos estão concentrados no núcleo

Sistema Solar - O Sistema Solar é constituído pelo conjunto de corpos celestes que orbitam o Sol e que, portanto, estão sob sua influência gravitacional. Dentre esses corpos, os maiores sãoos planetas, que totalizam oito, seguidos pelos cinco planetas anões, vários satélites naturais e inúmeros outros corpos menores, como asteroides e cometas.

Estrela - O Sol é a estrela que se localiza no centro do Sistema Solar, a uma distância média de 149.6 milhões de quilômetros da Terra (o que equivale a uma unidade astronômica). Consiste basicamente em uma esfera composta principalmente de gasesionizados, sobre tudo hidrogênio e hélio, cujas dimensões seriam suficientes para conter em seu interior mais de um milhão de planetas do tamanho da Terra.

Asteróides - Os asteroides podem ser definidos como rochosos e relativamente pequenos fragmentos remanescentes da formação do Sistema Solar. Suas dimensões variam desde algumas centenas de quilômetros a alguns metros de diâmetro.

Cometas –Os cometas são aglomerados formados essencialmente por gelo (de água e de gás carbônico, dentre outros) e pequenos fragmentos de materiais rochosos, razão pela qual são apelidados de "bolas de neve sujas", cuja origem se relaciona aos primórdios do Sistema Solar. Acredita-se que os cometas trouxeram água e compostos orgânicos para o nosso planeta, essenciais para o surgimento da vida. Meteoróides - Os meteoróides são pequenas partículas, geralmente microscópicas, que orbitam o Sol e permeiam todo o espaço interplanetário. Com freqüência essas partículas penetram na atmosfera da Terra com enorme velocidade (dezenas de quilômetros por segundo), o que provoca sua combustão e consequente vaporização, produzindo substancial brilho, o que caracteriza um meteoro.

Via Láctea - A Via...
tracking img