Sistema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O sistema solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas relativamentesolitários, cujas órbitas são quase circulares e se encontram dentro de um disco quase plano, denominado plano da eclíptica. Os quatro menores planetas (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) são conhecidos como planetas telúricos ou sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) encontram-se maisdistantes do Sol e concentram mais massa do que os planetas telúricos, sendo também chamados de planetas gasosos. Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de hidrogênio e hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultra periféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amônia emetano.
As órbitas dos planetas do Sistema Solar se encontram ordenadas a distâncias crescentes do Sol de modo que a distância de cada planeta é aproximadamente o dobro da distância do planeta imediatamente anterior. Esta relação é conhecida como Lei de Titius-Bode, uma fórmula empírica que indica a distância de cada planeta ao Sol em unidades astronômicas (UA):
Onde = 0, 1, 2, 4, 8,16, 32, 64, 128.
Nesta formulação, a órbita de Mercúrio corresponde a k = 0, o que dá um semieixo maior de 0,4 UA, enquanto que a órbita de Marte (k = 4) tem um semieixo maior de 1,6 UA. Porém, os valores observados são, respectivamente, 0,38 UA e 1,52 UA. Ceres, o maior asteroide, corresponderia a k = 8. Esta lei não se ajusta a todos os planetas (por exemplo, Netuno está muito mais próximo doSol do que a distância predita por essa lei). Não se conhece nenhuma justificativa para a lei de Titius-Bode e muitos cientistas consideram que se trata apenas de uma coincidência.


Características de cada planeta
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol, é o planeta que orbita com maior velocidade (o ano mercuriano tem apenas 88 dias), apesar de não emitir luz própria visível, reflete a luzdo Sol e é um dos objetos mais brilhantes do céu. No entanto, é um planeta difícil de observar. Visto da Terra, nunca se afasta muito do Sol e está a maior parte do tempo ofuscado por este. Sem telescópio, só o conseguimos ver durante o pôr ou o nascer do Sol.
Vénus é o segundo planeta mais próximo do Sol e o planeta mais próximo da Terra. Uma rotação completa sobre si mesmo demora 243.01 dias, oque é um período invulgarmente longo. Além disso, enquanto que a maior parte dos planetas rodam sobre si próprios no mesmo sentido, Vénus é uma das exceções. Tal como Urano e Plutão, a sua rotação é retrógrada, o que significa que em Vénus o Sol nasce a este e põe-se a oeste.
A Terra, é o 3º planeta a contar do Sol, apesar de ser aquele que conhecemos melhor, continua a ser o que nos intrigamais. Terá sido a origem da vida na Terra um evento único num Universo estéril, ou terá sido apenas o passo seguinte, natural em todos os planetas pelo Universo fora que reúnam condições semelhantes? A física poderá ajudar a responder a esta pergunta. Com a física podemos descobrir os mecanismos que estão em jogo na estabilidade e equilíbrio essenciais à vida: o movimento da Terra no presente, nopassado e no futuro, a importância da Lua na estabilidade do eixo da Terra e, portanto, na do seu clima, a natureza do Sol e o seu papel energético, a composição química na atmosfera e no interior da Terra, entre muitos mais segredos que nos ajudarão a definir o espectro de condições em que a vida é possível.
Marte, depois da Terra, é o planeta mais fácil de estudar. Visto da Terra parece um...
tracking img