Sistema rfid

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 45 (11244 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O segundo capítulo mostra os identificadores RFID e descreve suas principais características. Neste capítulo terá a definição de identificador e descreverá as características que ajudam a classificar e compreender como eles funcionam.
O terceiro capítulo aborda os outros componentes do sistema RFID e descreve suas principais características. Este capítulo trará informações dos leitores,impressoras e middleware RFID, definindo cada componente e mostrando suas características.
O quarto capítulo trata do tema segurança em sistemas RFID e demonstrando pontos fracos da tecnologia em relação à segurança e privacidade e quais os métodos utilizados para deixar o uso mais seguro. Este capítulo discute os problemas relativos à segurança, os pilares da segurança da informação e as zonas desegurança em RFID.
O quinto capítulo mostra a utilização prática da tecnologia RFID e algumas vantagens e desvantagens do uso. Neste capítulo são encontrados casos de utilização da tecnologia seus benefícios e os problemas encontrados.
1 - RFID
Este capítulo aborda a definição, sistema, história, utilização e a evolução da tecnologia RFID.
1.1 - Definição de RFID
Segundo Bhatt & Glover(2007), RFID é a abreviação de radio frequency identification - identificação por radiofreqüência. Tecnologia de identificação que utiliza freqüência de rádio ou variações de campo magnético para comunicação entre componentes. O objetivo dessa tecnologia é melhorar a eficiência no rastreamento e localização de produtos, além de oferecer benefícios para quem tenha necessidade de registrar bens físicos.O RFID ou identificação por radiofreqüência é uma tecnologia wireless[1]que tem como objetivo a coleta automática de dados. (Porto, 2005)
Conforme Mota (2006), RFID é uma tecnologia que utiliza ondas de radiofreqüência para a transmitir dados.
Conforme Ramos & Nascimento (2007), RFID trata-se um método de identificação automática através de sinais de rádio, onde é possível recuperar earmazenar dados remotamente através de dispositivos chamados de tags[2]RFID.
RFID é uma sigla de quatro letras em inglês que significa radio frequency identification, em português, identificação por radiofreqüência, é utilizada para identificação de objetos, animais e pessoas, para através dessa identificação facilitar o rastreamento, transmissão de dados e identificação automática.
1.2 - Sistema RFIDSegundo Mota (2006), apesar de alguns autores afirmarem que se pode ter um sistema RFID apenas com identificador e leitor, todos consideram o banco de dados importante para um sistema completo do ponto de vista prático. Um sistema RFID é composto por três componentes principais: identificador, leitor e banco de dados.

FIGURA 1 - Sistema RFID
FONTE: Mota(2006)
A FIG.1 mostra um sistema RFIDcom seus principais componentes em funcionamento. O identificador que identifica um objeto entra no campo de radiofreqüência da antena do leitor. O identificador envia sua identificação e seus dados, estes são recebidos pelo leitor e transmitidos ao sistema de banco de dados.
1.3 - Histórico
De acordo com Santini (2006), a tecnologia de RFID tem suas raízes nos sistemas de radares utilizados naSegunda Guerra Mundial. Os alemães, japoneses, americanos e ingleses utilizavam radares para avisá-los com antecedência da aproximação de aviões enquanto eles ainda estavam bem distantes. O problema era identificar dentre esses aviões quais eram inimigos e quais eram aliados. Os alemães então descobriram que se os seus pilotos girassem seus aviões quando estivessem retornando à base iriammodificar o sinal de rádio que seria refletido de volta ao radar. Esse método simples alertava os técnicos responsáveis pelo radar que se tratava de aviões alemães.
Segundo Ramos & Nascimento (2007), sob o comando de Watson-Watt, que liderou um projeto secreto, os ingleses desenvolveram o primeiro identificador ativo de amigo ou inimigo (IFF – Identify Friend or Foe), quando foi colocado um...
tracking img