Sistema reprodutor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Reprodutor Masculino
E
Sistema Reprodutor Feminino






Sistema Reprodutor Masculino
E
Sistema Reprodutor Feminino


Introdução

Neste trabalho temos como objetivo apresentar o sistema reprodutor feminino e masculino.
A função primordial do aparelho reprodutor é perpetuar a espécie por meio de reprodução. O Sistema Reprodutor Masculino é o conjunto de órgãosencarregado da reprodução no homem, assim como o Sistema Reprodutor Feminino é o conjunto de órgãos encarregado da reprodução na mulher. O organismo feminino é mais complexo que o do homem, pelo fato de possuir mais um órgão e consequentemente mais uma função: o útero que abriga e propicia o desenvolvimento de uma nova vida, resultante da união dos gametas.
O sistema reprodutor feminino édescrito pelos órgãos: Ovários, tubas uterinas, vagina(monte do pube, lábios maiores, lábios menores, vestíbulo da vagina, clitóris, bulbo do vestíbulo, glândulas vestibulares maiores, glândulas vestibulares menores e o ponto G), e glândula mamária.
Na mulher os sistemas urinário e genital estão completamente separados. O sistema reprodutor masculino é descrito pelos órgãos: Testículos, epidídimo,ducto deferente, ducto ejaculatório, vesícula seminal, próstata, glândulas bulbouretrais, funículo espermático, escroto e o pênis.

Ovários
Os ovários são órgãos homólogos aos testículos do homem, desenvolvendo-se também da crista genital. Eles estão situados de cada lado do útero, junto à parede lateral da pelve menor e fixados à face póstero-superior do ligamento largo do útero,póstero-inferiormente à tuba uterina. Sua coloração é rosa-acinzentada e apresentam uma superfície lisa, antes de se iniciar a ovulação regular, porém, dai em diante, superfície é deformada pela cicatrização que se segue a degeneração de sucessivos corpos lúteos. Os ovários tem a forma de amêndoas medindo aproximadamente 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura e situa-se em uma depressãorasa, denominada fossa ovárica, que é delimitada pelos vasos ilíacos externos, pela artéria umbilical obliterada e pelo ureter. A sua superfície é coberta por um epitélio pavimentoso ou cúbico simples, o epitélio germinativo.
O ovário desloca-se durante a primeira gravidez e, provavelmente, jamais retorna à posição original.
Cada ovário apresenta uma face lateral e uma face medial, uma extremidadecranial ou tubal, outra caudal ou uterina, uma borda ventral ou mesovárica e uma dorsal livre.
A extremidade uterina dirige-se caudalmente para o soalho pélvico e está presa ao ângulo lateral, imediatamente atrás da tuba uterina, por um cordão arredondado o ligamento próprio do ovário.
As artérias dos ovários e das tubas uterinas são as artérias ováricas da aorta abdominal. As veias emergem dohilo na forma de uma corrente, denominada plexo pampiniforme; a veia ovárica é formada neste plexo.
Os nervos são originados no plexo ovárico.

Tubas uterinas
As tubas uterinas ou ouvidutos são dois tubos musculares de grande mobilidade, cada tuba tem cerca de 10 a 18 cm de extensão e carreia ovócitos dos ovários e espermatozoides do útero para o local de fertilização na ampola da tubauterina.
A tuba uterina também conduz o zigoto em divisão ate a cavidade uterina. Cada tuba abre-se, em sua extremidade proximal, no corno do útero e, em sua extremidade distal na cavidade peritoneal, próximo ao ovário. Em consequência, as tubas uterinas permitem comunicação entre a cavidade peritoneal e o exterior do corpo.


A parede da tuba uterina é composta de três camadas: uma mucosa; umaespessa camada muscular de músculo liso disposto em uma camada circular ou esperial interno; e uma camada longitudinial externa; uma serosa formada de uma lâmina visceral de peritônio.
A mucosa longitudiais são muito numerosas na ampola. Em sessões transversais o lumém da ampola se assemelha a um labirinto. Na porção intramural, as dobras são reduzidas a pequenas protuberâncias e a superfície...
tracking img