Sistema representativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (819 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA REPRESENTATIVO

São o regime constitucional em que a nação escolhe eletivamente, os seus delegados às assembléias políticas. Duas são as suas modalidades: a) regimeparlamentar, ou aquele em que o governo resulta da cooperação entre o parlamento e o chefe do Estado, por intermédio de um gabinete, que ele nomeia de acordo com a maioria do dito parlamento, peranteo qual responde, embora seja inviolável e politicamente irresponsável. Ao primeiro ministro cabe a direção política da nação e a presidência do parlamento; b) regime presidencial, ou forma de governodemocrático, em que há inteira independência e harmonia dos poderes constitucionais, cada um deles com função e autonomia próprias, sendo os ministros de Estado de inteira confiança do presidente daRepública e por estes escolhidos e nomeados.


PARLAMENTARISMO

O parlamentarismo é o sistema de governo e que a chefia de governo (administração) é confiada ao próprio parlamento, daí aexpressão parlamentarismo, sendo exercida por um Primeiro-Ministro que comanda um gabinete formado por ministros auxiliares, ao passo que a chefia do Estado é confiada ao Presidente da Republica.Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo oferece sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder Executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento paraser formado e também para governar. No parlamentarismo, o Poder Executivo é geralmente exercido por um Primeiro – Ministro.
O chefe de governo tem seu encargo à direção política e administrativa.
Ochefe de estado simboliza a unidade nacional e assegura a continuidade do sistema político atuando como intermédio entre o aparelho estatal e a comunidade. O parlamentarismo pode se apresentar em duasformas. Na Republica Parlamentarista, o chefe de estado é um presidente eleito pelo povo e nomeado pelo Parlamento, por tempo determinado. E nas monarquias parlamentarias.
As crises políticas...
tracking img