Sistema renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA RENAL



→ O Sistema Renal é o órgão principal em vários processos fisiológicos.

→ Temos como funções pontuais do sistema renal a regulação da volemia sanguínea, a regulação do balanço entre água e íons inorgânicos.

→ Visto que o sistema renal tem o processo de filtragem nos vasos tubulares e vasos sanguíneos.

→ Regulação desse equilíbrio do sangue a fim de controlar apressão arterial, a volemia do corpo, e também ph sanguíneo (equilíbrio entre substancias que tem conteúdo mais ácido).

→ Importante na secreção de alguns hormônios. O sistema renal atua na ativação de alguns hormônios como calcitriol que torna a vitamina D ativa e permite com que o conteúdo vitamínico dessa substancia seja utilizado principalmente pelo esqueleto.

→ Além disso, temos liberação dehormônio como renina, equilíbrio do sistema renal, e da eritropoetina (induz a eritropoese →produção de hemácias)

→ Esse sistema é extremamente importante na excreção de alguns produtos do metabolismo, de todos os catabólicos que são produzidos pelo nosso organismo nas reações fisiológicas que ocorrem e todas as drogas que ingerimos.

→ Envolvido na gliconeogenese e produção de glicoseESTRUTURAS QUE COMPÕE O SISTEMA RENAL:

→ Composto principalmente pelos RINS, que são duas estruturas localizadas no peritônio na parte abdominal, bem posterior.

• Têm na sua porção superior duas glândulas, as adrenais envolvidas especificamente no sistema endócrino.

• Ligada a ela tem o hilo renal que é uma região de entrada e saída de vasos e de outras estruturas, temos asveias renais, artéria renal e ureter de ambos os lados.

• O ureter é uma estrutura que une o rim com a bexiga que está localizada na cavidade pélvica.

• Na bexiga temos a uretra, de onde é liberado o produto que foi excretado pelo rim.



→ Saber a estrutura dos rins é muito importante porque são neles que de fato tudo acontece.

•A parte mais externa dos rins tem o córtexrenal → logo abaixo do córtex renal a estrutura em forma de pirâmide é a pirâmide renal, a estrutura final da pirâmide renal se desenvolve cálices menores que formam cálices maiores e que caem na região da pelve renal que está diretamente ligada com o ureter.

→ Tudo que chega ao rim chega principalmente pela artéria renal.

→ O produto de filtração dos rins é excretado pelo ureter na bexiga→ A parte de irrigação do tecido renal, a nutrição, a drenagem, é dada pelas veias renais.







NÉFRON:

→ Cada estrutura entre o Córtex e a pirâmide tem as unidades funcionais do rim que são os NÉFRONS.

→ Nos néfrons é onde ocorre todo o processo de filtragem.



A artéria renal traz o sangue passando por todas as artérias que vão se bifurcando em artéria interglobulares eformando-se um arco naquela região de limite entre o córtex e a pirâmide, região onde temos a artéria arquiada, da artéria arquiada elas se ramificam amplamente ate chegar aos néfrons.



→ A região do néfron é diretamente conectada com a região da artéria renal que chega o sangue, do outro lado tem a parte das veias interglobulares também ligadas aos néfrons → o sangue chega é filtrado no néfron eé drenado pela circulação renal.



→ Cerca de 25% do sangue que é bombeado a cada minuto pelo nosso coração , é circulado nos rins, além de filtrar, o rim é irrigado, ele tem uma irrigação muito extensa.



Arteríola aferente desemboca em região de uma rede de capilares enorme → glomérulo que é um emaranhado de microcapilares que estão juntos, e a extremidade oposta desemboca na arteríolaeferente→ da arteríola eferente vai desembocar pelos capilares, nas veias interglobular e o retorno pela artéria e veia renal.



→ Para esse processo é necessário uma pressão muito alta para alcançar os microcapilares.



→O glomérulo é a primeira porção do néfron que é onde vai ocorrer o processo de filtragem



→ O glomérulo é todo envolto por uma cápsula de que é chamada de...
tracking img