Sistema renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA RENAL - O sistema renal é de fundamental importância para a manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico e metabólico do organismo. Para tanto, os rins são responsáveis por tornar o meioextracelular constante para o funcionamento celular normal, através da excreção de produtos do metabolismo (uréia, creatinina, ácido úrico), de eletrólitos e água obtidos da ingestão alimentar. Mantém-seassim uma constante entre a excreção e a soma da ingestão com a produção endógena. Em cada rim tem cerca de 1,2 milhões de néfrons, que são as unidades funcionais dos rins. Sendo que nos rins, o músculoliso com seu movimento ajuda a enviar urina para os cálices renais, pelve renal e assim por diante até ser excretado para fora do organismo.
Funções dos Rins
[pic]
fonte:http://viegas.bloguepessoal.com/139215/INSUFICIENCIA-RENAL-CRONICA/

Os rins realizam o trabalho principal do sistema urinário, com as outras partes do sistema atuando, principalmente, como vias de passagem e áreas dearmazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem:
-Regulação da composiçãoiônica do sangue;
-Manutenção da osmolaridade do sangue;
-Regulação do volume sangüíneo;
-Regulação da pressão arterial;
-Regulação do pH do sangue;
-Liberação de hormônios;-Regulação do nível de glicose no sangue;
-Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
URINA - A urina é um liquido excretado pelos rins através das vias urinárias, pelo qual são eliminadassubstâncias desnecessárias ao organismo. Desempenha um papel importante na regulação do balanço de líquidos e no equilíbrio entre ácidos e bases. Nas pessoas sadias possui coloração clara (amarelada).Aquantidade de urina produzida diariamente é de 1 a 1,5 litro, contudo, esta referência pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de liquido ingerido.

|DOENÇAS RENAIS |...
tracking img