Sistema renal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5427 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema renal, introdução e filtrado glomerular:
Funções do rim:
* Excreção dos produtos da degradação do metabolismo e substanciais químicas estranhas.
* Regulação do equilíbrio acido básico.
* Regulação da pressão arterial (sistema renina angiotensina), alem de secreção de substancias variáveis.
* Regulação equilíbrio hidroelétrico.
* Regulação da produção de eritrócitos(secreção de eritropoetina que estimula a produção de hemácias).
* Regulação da produção de vitamina D.
  | Suprimento renal: o fluxo de sangue para os rins corresponde normalmente cerca de 20 a 25% de todo o debito cardíaco, ou seja, cerca de 1 a 1,5L / minuto.  Nefron: unidade funcional dos rins, no ser humano em cada rim tem-se cerca de 1,2 milhões de nefrons.  Nos rins o músculo liso comseu movimento ajuda a enviar urina para os cálices renais, pelve renal e assim por diante.Tipos de nefrons:o       Corticais: localizados na região mais externa do córtex renal, possuem alça de henle curta penetrando pouco na medula renal.o       Justamedulares: cerca de 20 a 30%, possui seu glomérulo localizado mais profundamente no córtex renal próximo a medula, possui também alças de henlelongas que mergulham profundamente na medula renal, possuem vasos retos que não são encontrados nos corticais que são responsáveis pelo fluxo de sangue na medula renal. |
Filtração glomerular: é a primeira etapa para a formação da urina.
o       Começa com a filtração de grande quantidade de liquido através dos capilares glomerulares.
o       Em um ser humano de porte médio a filtração glomerular éde cerca de 125ml/minuto ou cerca de 180L/dia, o que sem duvida é um desperdício muito grande de sangue, mas como esta é a primeira de todas etapas renais para formação da urina não é preciso se preocupar.
o       A filtração glomerular corresponde a cerca de 20% do fluxo plasmático renal, e a reabsorção tubular (que veremos mais adiante) corresponde a 178 a179L/dia, com isso a excreção urinariaé de cerca de 1 a 2L/dia.
Membrana dos capilares glomerulares: assemelha-se muito a de outros capilares exceto pelo fato de ser constituída por três camadas em vês das duas habtuais.
-         Endotélio fenestrado (endotélio capilar)
-         Membrana basal
-         Podocitos (camada de células epiteliais)
Em seu conjunto estas três camadas formam uma barreira de filtração que faz adepuração renal, por exemplo, deixando passar H2O e solutos, mas permeável a proteínas.
1. Endotélio fenestrado: exibe milhares de pequenas perfurações que são relativamente grandes sendo por isso chamado de fenestrado, as células endoteliais são ricas em cargas negativas fixas o que impede a passagem de proteínas plasmáticas, mas deixando passar H2O, sódio e pequenos solutos.Tamanho dos poros cerca de70 nanômetros.
2. Membrana basal: circunda todo o endotélio sendo constituída por uma rede de fibras colágenas e proteoglicanas, com amplos espaços pelo qual podem ser filtradas grandes quantidades de H2O e solutos, sendo uma barreira para proteínas.Cerca de 7 a 10 nanômetros.
3. Podocitos: camada epitelial de células em forma de pés, sendo separadas por lacunas denominadas poros em fendapelo qual passa o filtrado glomerular, aqui monócitos e macromoléculas são filtrados.
Na filtração renal tem-se 2 redes de capilares:
1. Capilares glomerulares
2. Capilares peritubulares que reabsorvem para o sangue o que foi filtrado pelos capilares glomerulares.
Controle fisiológico da filtração glomerular e do fluxo sanguíneo renal:
Praticamente todos os vasos sanguíneos dos rins,incluindo arteríolas aferentes e eferentes são ricamente inervadas por fibras nervosas simpáticas (nervos simpáticos renais) e a sua ativação causa a contrição das arteríolas renais diminuindo tanto o fluxo renal quanto à filtração glomerular.
O controle da circulação renal também ocorre por hormônios e autacóides.
Estes controles regulam o fluxo sanguíneo renal, como também a filtração...
tracking img