Desenvolvimento de software: uma carreira promissora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1464 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento de Software: Uma Carreira Promissora
Yahoo! NotíciasSex, 29 Jan - 11h03
Recomendar!
Por Flavio Amaral*

Se você é estudante de informática e quer dedicar sua carreira em desenvolvimento de software ou tem espírito empreendedor e deseja desenvolver produtos de alcance mundial, o momento atual não poderia ser mais propício. Esse artigo não é só para os estudantes, mas vale paraqualquer um que queira ganhar dinheiro com desenvolvimento de software.
Quando me formei, em 1995, o campo de desenvolvimento de software não me atraia muito, pois, na época, o que o mercado precisava na cidade de Natal era de programadores da linguagem Clipper, que ainda rodava no MS-DOS. O trabalho de construir um aplicativo era grande e maior ainda era o esforço de vendê-lo a um preço justoque cobrisse o custo do desenvolvimento. Cheguei a desenvolver alguns programas em conjunto com amigos, mas vi que não era aquilo que queria fazer e optei por trabalhar na área de Internet. Cheguei até a desenvolver um programa em C++ para avaliar preços de imóveis via web.
Hoje o cenário para quem quer programar mudou muito e mudou para melhor. É possível investir pouco e ter um retorno alto seacertarmos no desenvolvimento de um produto de sucesso. Um computador, Linux, livros de programação e uma conexão com a Internet é tudo que se precisa para começar.
A grande aposta para o presente e para o futuro é o desenvolvimento de aplicações para celulares. Há alguns anos, isso já era rentável para quem fazia ringtones e jogos. Contudo, hoje temos um cenário totalmente diferente e maisatraente. Os celulares ficaram com mais poder de processamento, mais memória e mais fáceis de usar. A velocidade de acesso à Internet com eles só faz aumentar, o que não impõe limitações para desenvolvimentos de aplicações que requerem maior uso de banda. A Apple, com seu iPhone, revolucionou o mercado com um novo design e o acompanhou com uma loja para venda de aplicativos. O Google entrou no jogo deigual para igual recentemente com o lançamento de seu celular, oNexus one.
Números do Mercado
Embora seja um mercado que surgiu muito recentemente, os números de vendas de aplicativos para smartphones realmente impressionam e a perspectiva é que se tornem ainda maiores nos próximos anos.
A Apple sozinha deteve 99,4% das vendas de aplicativos para mobile em 2009;
Em 2009, foram gastos 4,2bilhões de dólares em aplicações para mobile;
Com seis meses de funcionamento da App Store, a Apple vendeu 500 milhões de aplicações em 2008.Em 2009 esse número chegou a 3 bilhões;
Para 2010, o número previsto é de 4,5 bilhões de aplicações vendidas, movimentando 6,8 bilhões de dólares. A Apple movimentaria 4,5 bilhões de dólares. Como os desenvolvedores ficam com 70% do valor das aplicações,a fatia da Apple seria de 1,35 bilhões;
Em 2013, os números previstos serão ainda melhores: 21,6 bilhões de aplicações para serem vendidas, gerando uma receita de 29,5 bilhões de dólares;
O uso do iPhone como plataforma é 50% do total de smartphones;
Executivos do Google afirmam que a publicidade em celulares será uma das áreas que irá mais crescer em 2010;
Se focarmos apenas naeconomia movimentada pela App Store, da Apple, temos os seguintes números (dados de 12 de janeiro de 2010):
133.979 é o número de aplicações disponíveis para download;
28 mil são os desenvolvedores cadastrados;
4,78 dias em média são necessários para aprovar uma aplicação;
4,8 aplicações foram baixadas por usuário em dezembro;
75% das aplicações são pagas;
25% das aplicações baixadassão pagas;
0,99 dólares é o preço da maioria das aplicações;
2,79 dólares é o preço médio as aplicações;
4,37 dólares é quanto cada usuário gasta por mês comprando software
58 milhões é o número de usuários cadastrados na App Store, sendo 34 milhões de usuários de iPhone e 24 milhões de iPod touch;
280 milhões de aplicações foram baixadas em dezembro de 2009, movimentando 250...
tracking img