Sistema operativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4188 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP I – Sistemas Operativos

I.1 – História dos Sistemas Operativos

Na primeira geração (aproximadamente 1945-1955), os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves , fios e luzes de aviso.Nomes como Howard Aiken (Harvard), John von Neumann (Instituto de Estudos Avançados de Princeton), John Adam Presper Eckert Jr e William Mauchley (Universidade da Pennsylvania) e Konrad Zuse (Alemanha) formaram, com suas contribuições, a base humana para o sucesso na construção dos computadores primitivos. Na geração seguinte (aproximadamente 1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batchsystems), que permitiram melhor uso dos recursos computacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado do computador; cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), por um operador, que por sua vez usava uma linguagem decontrole chamada JCL (job control language).
No início da computação os primeiros sistemas operativos eram únicos, pois cada mainframe vendido necessitava de um sistema operacional específico. Esse problema era resultado de arquiteturas diferentes e da linguagem de máquina utilizada. Após essa fase, iniciou-se a pesquisa de sistemas operacionais que automatizassem a troca de tarefas (jobs), poisos sistemas eram monousuários e tinham cartões perfurados como entrada (eliminando, assim, o trabalho de pessoas que eram contratadas apenas para trocar os cartões perfurados).
Um dos primeiros sistemas operativos de propósito geral foi o CTSS, desenvolvido no MIT. Após o CTSS, o MIT, os laboratórios Bell da AT&T e a General Eletric desenvolveram o Multics, cujo objetivo era suportar centenas deusuários. Apesar do fracasso comercial, o Multics serviu como base para o estudo e desenvolvimento de sistemas operacionais. Um dos desenvolvedores do Multics, que trabalhava para a Bell, Ken Thompson, começou a reescrever o Multics num conceito menos ambicioso, criando o Unics (em 1969), que mais tarde passou a chamar-se Unix. Os sistemas operacionais eram geralmente programandos em assembly, atémesmo o Unix em seu início. Então, Dennis Ritchie (também da Bell) criou a linguagem C a partir da linguagem B, que havia sido criada por Thompson. Finalmente, Thompson e Ritchie reescreveram o Unix em C.O Unix criou um ecossistema de versões, onde destacam-se: System V e derivados (HP-UX, AIX); família BSD (FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, etc.), Linux e até o Mac OS X (que deriva do Mach e FreeBSD).Para sistemas operativos, temos várias definições, umas mais formais que outras, podemos definir sistema operativo, de uma maneira formal, dizendo que um Sistema Operativo é um conjunto de programas e dados concebidos especificamente para gerir os recursos de Hardware e facilitar a criação e execução de Software.

De maneira menos informal podemos definir Sistema Operativo, como sendo oSoftware fundamental que controla todo os recursos de Hardware e faz com que o Software possa ser executado.

A forma mais informal de definir Sistema Operativo, é defini-lo como sendo o interface entre Hardware/Software/e Utilizador.

Entre os Sistemas Operativos exitentes, temos os distribuídos, paralelos e os de tempo real.

Há Sistemas Operativos com ambiente gráfico, como é o caso do Windows,mas tb há sem ambiente gráfico com era o caso do Dos, ou do Linux, embora este nas suas ultimas versões também já tenha a possibilidade de ambiente gráfico.

Eis alguns dos sistemas operativos mais conhecidos:

Acorn, Amiga, Amstrad CPC, Apple II, Atari, A/UX, Avigo, BeOS, BSD, Commodore 64/128, CP/M, DOS, Freedows, GEOS, Linux, MacOS, MSX, Newton, NeXT, Nintendo, NOS, Omni Go, ORIC, OS/2,...
tracking img