Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2683 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA OPERACIONAL


Um Sistema Operacional é um conjunto de programas especialmente feito para execução de várias tarefas, entre as quais servir de intermediário entre o utilizador e o computador. Um sistema operacional tem também como função, gerir todos os periféricos de um computador.
Uma das atribuições do sistema operacional é carregar na memória e providenciar a execução dosprogramas que o usuário solicita. Mesmo quando um programa qualquer está em execução, o sistema operacional pode continuar trabalhando. Por exemplo, muitos programas precisam realizar acesso ao teclado, vídeo e impressora, assim como acesso ao disco para ler e gravar arquivos. Todos esses acessos são realizados pelo sistema operacional, que fica o tempo todo ativo, prestando serviços aos programas queestão sendo executados.
O Sistema Operacional também faz um gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflitos, o sistema operacional evita que dois programas simultaneamente acessem a mesma área da memória, o que poderia causar grandes problemas. O sistema operacional funciona como um maestro, providenciando para que todos os programas e todos oscomponentes do computador funcionem de forma harmônica.
Histórico
A evolução dos sistemas operacionais está, em grande parte, relacionada ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais velozes, compactos e de custos baixos, e à necessidade de aproveitamento e controle desses recursos.


Primeira Geração - Válvulas e Painéis
Nesta época, um único grupo de pessoas era responsável pelo projeto,construção, programação, operação e manutenção de cada máquina. Toda a programação era feita em código absoluto, muitas vezes através da fiação para controlar as funções básicas da máquina. O conceito de linguagem de programação ainda não existia. Os sistemas operacionais também não. O acesso ao computador por parte do usuário era feito através da reserva antecipada de tempo de máquina. Ao chegar suavez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina. Ao chegar sua vez de usar o computador, o usuário fazia sua própria programação nos painéis da máquina e passava a torcer para que nenhuma das 20.000 válvulas do computador viesse a queimar enquanto ele estivesse trabalhando. Nessa época os programas processados pelos computadores eram constituídosessencialmente por cálculos numéricos repetitivos, como por exemplo, a geração de tabelas de funções trigonométricas.
No início dos anos 50, houve uma melhora no uso de tais máquinas com o advento do cartão perfurado que tornou possível a codificação de programas em cartões e sua leitura pela máquina, dispensando a programação através de painéis.

Segunda Geração - Transistores
Com o emprego desta novatecnologia em meados dos anos 50 os computadores tornaram-se confiáveis a ponto de serem comercializados.
Em vista do alto custo de tais equipamentos, não foi surpresa o fato de se encontrar uma solução que reduzisse o tempo de máquina desperdiçado. A solução encontrada, denominada de sistema batch (lote), consistia em coletar na recepção de um conjunto de Jobs e fazer a leitura dos mesmos parauma fita magnética empregando um computador pequeno e relativamente barato, tal como o IBM 1401, que era muito bom na leitura de cartões, na cópia em fita e na impressão de resultados.
Os computadores da segunda geração eram usados maciçamente na realização de cálculos científicos e de engenharia, tal como a obtenção da solução de equações diferenciais parciais. A programação era feita emlinguagem FORTRAN ou em linguagem de montagem. Os sistemas operacionais típicos da época eram o FMS (Fortran Monitor System) e o IBSYS, ambos os sistemas operacionais desenvolvidos pela IBM para rodar-nos em 7094.

Terceira Geração - CI's e Multiprogramação
Os sistemas operacionais da terceira geração nos reservam três técnicas importantes de acordo com os avanços da tecnologia, nas quais são:...
tracking img