Sistema operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional

O Sistema Operacional é uma parte muito importante do sistema de computadores, que é composto pelo hardware, o sistema operacional, os programas aplicativos e os usuários. É o responsável pelo controle desses recursos, coordenando e controlando o uso dos hardwares pelos programas aplicativos utilizados pelo usuário.
Há duas perspectivas com relação ao SO. Há a visãoatravés do usuário, e a visão através do Sistema.
Quando se fala em SO através do usuário uma das principais preocupações, além da interface gráfica, é a facilidade do uso pelo mesmo. Já quando se fala do ponto de vista do Sistema, o SO deve ser projetado para maximizar a utilização dos recursos, alocando o uso dos recursos de forma que haja uma usabilidade individual. Por ser um sistema que lidar cominúmeras solicitações concorrentes e não, ele precisa gerenciar essa alocação para que seja operado eficientemente e com justiça, atuando como um programa de controle.
Visto isso, pode-se perceber que o SO tem como principal objetivo a eficácia para o usuário, através da eficiência do sistema, ou seja, todos os componentes do sistema de computação trabalhando em conjunto devem chegar ao objetivodo usuário, sendo assim eficaz.
Com o passar dos tempos, era notável a importância da comunicação entre os hardwares e o SO, e essa necessidade de se complementarem fez com que fossem criados diversos sistemas computacionais.
Um dos primeiros a surgir foi o Sistema Mainframe, que foram os primeiros computadores usados para aplicações comerciais e científicas. Começando pelo sistema batch, ondehavia a operação de apenas uma aplicação até os sistemas de tempo compartilhado.
Os computadores compostos pelo sistema batch eram enormes, e operadas a partir de um console. O usuário não interagia diretamente com o computador, ele prepara o Job (que usava como mídia cartões perfurados) e passava ao operador. Esse tipo de SO estava sempre residindo na memória e para que a velocidade deprocessamento fosse mais veloz, o programador reunia os Jobs em lotes, tendo como requisito a semelhança e os operavam como grupos, sendo cada lote executado assim q o computador se tornasse disponível.
Assim, com a introdução da tecnologia de discos, podem-se deixar todos os Jobs em um único disco, facilitando o chamado agendamento de Jobs, já que o acesso a esses Jobs seria direto, executando as tarefasde modo mais eficiente. A partir desse agendamento, é possível destacar uma das suas mais importantes funções, a capacidade de multiprogramar.
O sistema multiprogramado aumenta a utilização do CPU, fazendo que sempre tenha um job a ser executado. O seu mecanismo baseia-se numa fila, onde estão dispostos os Jobs. Assim, quando um job deve esperar que alguma tarefa finalizássemos, outro job éautomaticamente executado, não deixando nunca o sistema ocioso, caso comum nos sistemas não-multiprogramadores. Essa multiprogramação foi um grande passo a favor dos usuários.
Com o salto dado através do sistema multiprogramador, surgiu com o tempo o Sistema de Tempo compartilhado, ou Multitarefa. O advindo da constante permuta de Jobs começava a permitir com que os usuários interagissem como osprogramas no momento em que estavam sendo executados. Esse sistema de computação interativo permite essa comunicação entre usuário e sistema, onde o usuário dá instruções ao sistema e aguarda sua resposta quase imediata. Assim, o sistema de tempo compartilhado permite com que vários usuários compartilhem o mesmo computador ao mesmo tempo. Cada usuário tem pelo menos um programa separado na memoria,denominado de processo. Esses processos quando entram em execução, geralmente executam em um espaço mínimo de tempo podendo ocorre a utilização de mecanismos de entrada e saída ao mesmo tempo, dependendo somente da velocidade do usuário.
Os sistemas de multitarefas são bastante complexos, assim alguma das vezes são necessárias serem usadas a memorias virtuais, que permite que os programas que...
tracking img