Sistema operacional an

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1048 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
droid 1 O Android é um sistema operacional livre e “open source”, para uso em dispositivos móveis, em especial os celulares. Foi idealizado pelo Google, e desenvolvido em conjunto com 47 empresas de tecnologia e mobilidade, a Open Handset Alliance.

Diversos fabricantes de dispositivos móveis como Samsung, Motorola e Sony Ericsson, adotaram o Android como sistema operacional padrão de seusprodutos, o que causou uma rápida expansão e popularização do sistema, principalmente pela sua flexibilidade e por oferecer um completo pacote de softwares e aplicativos. 1

2 Os desenvolvedores dispõem de uma robusta plataforma de desenvolvimento que tem como linguagem o Java, além de oferecer um SDK com emulador para testes e simulações. As aplicações JAVA para Android rodam em uma máquina virtualchamada Dalvik.

Tecnicamente falando, pode-se descrever a plataforma Android como uma pilha de softwares, que conta com um sistema operacional, middleware, bibliotecas e aplicações-chave, que utiliza como base o kernel do Linux 2.6 para tarefas essenciais do sistema como gerenciamento de memória, pilha de rede, segurança, modelo de driver, gestão de processos, entre outros. O kernel atuaainda como uma camada de abstração entre o hardware e o resto da pilha de software.

Para o desenvolvimento de aplicativos funcionais e eficientes, faz-se necessário entender como é divida a plataforma Android, seus componentes, API’s disponíveis, relações de dependências e formas de iteração com o hardware. 2

A arquitetura do Android é dividida em cinco camadas:

Aplicativos: é a camada maisalta da arquitetura, formada pelas aplicações originais do sistema como navegador de internet, despertador, calendário, agenda, entre outros. Todas as aplicações são escritas na linguagem JAVA.

Framework Nativo: camada responsável pela disponibilização das APIs necessárias para o desenvolvimento de aplicações, atuando como o intermediário entre a camada de aplicativos e a camada de bibliotecas,simplificando a reutilização de componentes, já que o desenvolvedor dispõe de acesso total à mesma estrutura de APIs usada nos aplicativos centrais, podendo, desta forma, aproveitá-las conforme achar necessário.

Bibliotecas: o Android disponibiliza um grupo de bibliotecas em C/C++, que são acessadas pelos desenvolvedores via JAVA, e utilizadas pelos diversos componentes do sistema. Manipulararquivos, imagens, áudio, vídeo, banco de dados, entre outros, são funções desta camada.

Ambientes em execução (Runtime): em nível de camada igual a de bibliotecas, localiza-se a responsável por permitir a execução de cada processo em sua própria instância virtual. A Máquina Virtual utilizada é a Dalvik Virtual Machine, desenvolvida pelo Google e otimizada para trabalhar da forma mais eficientepossível em dispositivos móveis.

Uma aplicação do Android é executada em seu próprio processo e cada processo é uma instância da máquina virtual Dalvik. Os arquivos são executados em formato Dalvik Executable (.dex) e são otimizados para que ocupe uma fatia pequena na memória.

4 Linux kernel: é a camada de mais baixo nível da arquitetura do Android. Responsável pelo gerenciamento dememória, de processos e de E/S, pilha de rede, entre outros. É nesta camada que ocorre a abstração entre o hardware e o resto da pilha de software, ficando exposto para toda a plataforma.
4

3
Processos no Android

Os processos no sistema Android são gerenciados como uma pilha de processos. Ao inicializar uma atividade, seu processo é alocado no topo da pilha e se torna o processo corrente – oanterior sempre permanece numa posição abaixo na pilha e é mostrado enquanto o corrente não finalizar.

O Android sempre tenta manter os processos de aplicações pelo máximo de tempo possível na memória, porém há casos em que se faz necessário remover processos antigos e liberar mais espaço disponível na memória. Existem três tipos de estados que podem estar os processos, baseados nas atividades...
tracking img