Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Paulista
UNIP

EXERCICIOS

Março – 2013
Manaus - AM

Gideão de Souza Martins

EXERCICIOS

Trabalho de conclusão de curso
Para obtenção do titulo de
Graduação em Tecnololia da
Informação apresentado á
Universidade Paulista -UNIP











UNIP
Manaus – 2013

Gideão de Souza Martins
Narcídio Ovídio Bueno NetoHistória dos sistemas operacionais
Sistemas Operacionais




Examinador:

_________________________________________
Prof. Dr. Waterioof Fernando da Silva
Universidade Paulista

Universidade Paulista
2013

RESUMO

O sistema operacional permite a organização dos processos criando a interfasenecessária para que os elementos como, teclado, mouse, monitor, memória, processador, HD edemais periféricos, sejam controlados e utilizados por um usuáriofinal.

Os sistemas operacionais são parte fundamental dos computadores, são responsáveis por organizar os processos (programas), que estão sendo executados pelo processador, criando uma fila de processos que garante que todos receberão sua parcela de processamento.

Confira a linha do tempo com a história dos Sistemasoperacionais.

A história dos sistemas operacionais se mistura a história dos computadores, já que estão diretamente interligados, veja um breve resumo sobre a evolução dos sistemas operacionais ao longo do tempo: Computadores não possuíam Sistemas Operacionais Inicialmente.

Década 40 – cada programa executava sozinho e tinha total controle do computador. Tudo devia ser programado detalhadamente pelodesenvolvedor, deis da carga do programa em memória, varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, a computação propriamente dita e o envio dos resultados para os periférico de saída.

Surgem os primeiros Sistemas Operacionais

Década 50 – O conceito de sistema operacional apareceu durante a segunda geração da computação moderna (1955 – 1965), desenvolvido pela GM Laboratories para ocomputador IBM 701 através da programação em Batch que utilizava cartões perfurados e depois fitas magnéticas.

1961 – o grupo do pesquisador Fernando Corbató, do MIT, anuncia o desenvolvimentodo CTSS – Compatible Time-Sharing System, o primeiro sistema operacional que possuía compartilhamento de tempo.

1965 : a IBM lança o OS/360, um sistema operacional avançado, com compartilhamentodetempo e excelente suporte a discos.

1965 : um projeto conjuntoentre MIT, GE e Bell Labs define o sistema operacionalMultics, cujas idéias inovadoras irão influenciar novos sistemas durante décadas.

1969 – : Ken Thompson e Dennis Ritchie, pesquisadores dos Bell Labs, criam a primeiraversão do UNIX.

1981 – a Microsoft lança o MS-DOS, um sistema operacional comprado da empresaSeattle ComputerProducts em 1980.

1984 – a Apple lança o sistema operacional Macintosh OS 1.0, o primeiro a ter umainterface gráfica totalmente incorporada ao sistema.

1985 – primeira tentativa da Microsoft no campo dos sistemas operacionais com interfacegráfica, através do MS-Windows 1.0.

1987 – Andrew Tanenbaum, um professor de computação holandês, desenvolve umsistema operacional didáticosimplificado, mas respeitando a API do UNIX, que foi batizado como Minix.

1987 – IBM e Microsoft apresentam a primeira versão do OS/2, um sistema multitarefadestinado a substituir o MS-DOS e o Windows. Mais tarde, as duas empresasrompem a parceria; a IBM continua no OS/2 e a Microsoft investe no ambienteWindows.

1991 – Linus Torvalds, um estudante de graduação finlandês, inicia o desenvolvimentodoLinux, lançando na rede Usenet o núcleo 0.01, logo abraçado por centenas deprogramadores ao redor do mundo.

1993 – a Microsoft lança o Windows NT, o primeiro sistema 32 bits da empresa.

1993 – lançamento dos UNIX de código aberto FreeBSD e NetBSD.

2001 – Apple lança o MacOS X, um sistema operacional derivado da família
UNIXBSD.

2001 – Windows XP.

2004 – núcleo Linux 2.6.c

2006 –...
tracking img