Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema esquelético
O sistema esqueletico adulto é composto de 206 ossos.
O esqueleto é dividido em partes axial e apendicular. 
O esqueleto axial consiste nos ossos que formam o eixo do corpo, sustentam e protegem os órgãos da cabeça, pescoço e tronco. Os componentes do esqueleto axial são: crânio, osso hióide, coluna vertebral, caixa torácica.
O esqueleto apendicular é constituído por ossosdos membros superiores e inferiores e pelos ossos dos cíngulos que firmam que ligam o esqueleto axial ao apendicular. Os componentes do esqueleto apendicular são: cíngulo do membro superior (par de escapula e de clavículas), membros superiores, cíngulo do membro inferior (2 ossos do quadril), membro inferior.
O sistema esquelético apresenta as funções de: sustentação, proteção, movimento docorpo, hematopoiese, armazenamento de gordura, armazenamento de minerais.
Os ossos do esqueleto são classificados de acordo com sua forma em quatro categorias principais:
Ossos longos: são aqueles em que o comprimento predomina sobre a largura e funcionam como alavancas. A maioria dos ossos dos membros superiores e inferiores, ex (tíbia, úmero, fêmur, etc).
Ossos curtos: são aqueles cujo a forma seaproxima de um cubo (punho, tornozelo), eles transferem a forca dos movimentos.
Ossos planos: são aqueles que apresentam uma superfície larga para inserção de músculo ou proteção de órgão subjacente (ossos do crânio, costelas e ossos do cíngulo superior).
Ossos irregulares: são aqueles que variam de forma e apresentam varias superfícies para inserção de músculos ou para articulações(vértebras).
Osso pneumático: são aqueles que apresentam cavidades (esfenóide e etmoide).
Sesamoide: osso que se interpõe a 1 tendao. Osso curto.
O tecido ósseo pode ser de dois tipos: compacto (denso) ou esponjoso (reticulado), e a maioria dos ossos apresenta ambos os tipos. O osso compacto é duro e denso, e a porção externa protetora de todos os ossos. O osso esponjoso, quando esta presente, situa-seprofundamente ao osso compacto e é bastante poroso. Em um osso plano do crânio, o osso esponjoso esta intercalado entre laminas de osso compacto e é chamado de díploe.
Estruturas de um osso longo típico
Em um osso longo, o corpo do osso, ou diáfise, consiste em um cilindro ósseo compacto que envolve uma cavidade central chamada cavidade medular. A cavidade medular é revestida com uma fina camada detecido conjuntivo chamada de endosteo. No adulto, a cavidade contem medula óssea amarela, assim chamada por conter grande quantidade de gordura amarela. Em cada extremidade da diáfise temos as epífises, constituídas por osso esponjoso envolvidos por uma camada de osso compacto. A medula óssea vermelha é encontrada no interior das cavidades porosas do osso esponjoso. No adulto a hematopoieseocorre na medula óssea vermelha, especialmente do esterno, vértebras, parte do osso do quadril, e epífises proximais do fêmur e do úmero. A cartilagem articular que é constituída por uma fina camada de cartilagem hialina, recobre cada epífise e facilita o movimento articular. Ao longo das diáfises estão os forames nutrícios que são pequenas aberturas no osso que permitem que vasos nutrientes passempara o interior do osso para nitrir o tecido vivo.
Entre a diáfise e a epífise encontra-se a lamina epifisal cartilaginea – uma região de atividade mitótica que é responsável pelo crescimento linear ósseo. Quando o crescimento ósseo tiver se completado uma linha epifisial substitui uma lamina e ocorre o final da ossificação entre a epífise e diáfise. Um periósteo de tecido conjuntivo denso regularcobre a superfície cobre a superfície do osso, exceto sobre a cartilagem articular. Esta camada altamente vascularizada serve como um lugar para fixação de tendões musculares e é responsável pelo crescimento em aposição do osso (aumento em largura). O periosteo esta preso no osso por fibras perfurantes.
Células ósseas:
Há cinco tipos de células ósseas: células osteogenicas são encontradas nos...
tracking img