Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Funções do sistema nervoso
1. Informação sensorial – Os recetores sensoriais monitorizam numerosos estímulos internos e externos, como a temperatura, tacto, o paladar, o olfacto, o som, a pressão arterial, o pH dos líquidos corporais e a posição relativa das partes do corpo.
2. Integração – O encéfalo e a medula espinhal são os principais órgãos processadores da informação sensorial eindicadores de respostas. A informação pode produzir uma resposta imediata, ser armazenada como memoria para uso posterior ou pode ser ignorada.
3. Homeostase – As atividades reguladores e coordenadoras do sistema nervoso são necessárias para manter a homeostase. Os triliões de células do corpo humano não funcionam independentemente uma das outras, mas tem de trabalhar em conjunto para manter ahomeostase. Por exemplo, as células cardíacas têm de se contrair a um ritmo que assegure o abastecimento adequado de sangue e as células do rim tem que regular o volume sanguíneo e remover os produtos de excreção. O sistema nervoso pode estimular as atividades destas e de outras estruturas, ajudando a manter a homeostase.
4. Atividade mental – o encéfalo é o centro das atividades mentais,incluindo a consciência, o pensamento, a memória e as emoções.
5. Controlo dos músculos e glândulas - Habitualmente, os músculos esqueléticos só se contraem quando estimulados pelo sistema nervoso e o sistema nervoso controla os principais movimentos do corpo pelo controlo do músculo esquelético. Alguns músculos lisos, como os da parede dos vasos sanguíneos, só se contraem quando estimulados pelosistema nervoso ou por hormonas. O músculo cardíaco e alguns músculos lisos, como os da parede do estomago, contraem-se de forma autorrítmica. Isto é, não se torna necessária qualquer estimulação para ocorrer a contração. Embora o sistema nervoso não inicie a contração destes músculos, pode torna-la mais rápida ou mais lenta. Finalmente, o sistema nervoso controla as secreções de muitasglândulas, como as sudoríparas, as salivares e as do tubo digestivo.

Divisões do sistema nervoso

Figura 1 Sistema Nervoso
O SNC é constituído pelo encéfalo e pela medula espinhal. O SNP consiste em nervos cranianos, que nascem do encéfalo, e nervos raquidianos, que nascem da medula espinhal. Os nervos, que aqui parecem seccionados, estendem-se de facto por todo o corpo.

Nos seres humanos existeapenas um sistema nervoso, embora algumas das suas subdivisões sejam designadas como sistemas separados. Assim o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico são subdivisões do sistema nervoso e não sistemas orgânicos isolados. O sistema nervoso central consiste no encéfalo e na medula espinhal, que são protegidos pelos ossos que os rodeiam. O encéfalo localiza-se no interior da caixacraniana e a medula espinhal aloja-se no interior do canal raquidiano, formado pelas vertebras. O encéfalo e a medula espinhal estão em continuidade um com o outro através do buraco occipital.

O sistema nervoso periférico é exterior ao sistema nervoso central. Consiste em recetores sensorias, nervos, gânglios e plexos. Os recetores sensorias são terminações de células nervosas, ou célulasisoladas, especializadas, que detetam a dor, tacto, pressão, luz, som, odores e outros estímulos. Os recetores sensoriais localizam-se na pele, músculos, articulações, órgãos internos e órgãos sensoriais especializados como os olhos e os ouvidos. Os nervos são feixes de axónios, com as suas bainhas, que ligam o SNC aos recetores sensoriais, músculos e glândulas. 12 pares de nervos cranianos tem origem noencéfalo e 31 pares de nervos raquidianos tem origem na medula espinhal. Os gânglios são aglomerações de corpos celulares neuronais localizadas no exterior do SNC. Os plexos são extensas redes de axónios e, em alguns casos, também corpos neuronais, localizadas no exterior do SNC.

O SNP compreende duas subdivisões. A divisão aferente ou sensorial transmite sinais elétricos, chamados...
tracking img