Sistema nervoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE

1- CAPA
2- INTRODUÇÃO
3- SISTEMA NERVOSO
4- DOENÇAS DO SITEMA NERVOSO
4.01 - MENINGITE
4.02 - POLIOMIELITE
4.03 - NEURALGIA
4.04 - NEURITE CIÁTICA
4.05 - NEUROSE
4.06 - PARALISIA
4.07 - ESCLEROSE MÚLTIPLA
4.08 - ATAXIA
4.09 - LEUCEMIA
4.10 - SÍNDROME PARKSINSONIANA
4.11 - SÍNDROME CORÉICA
4.12 - NEUROTUBERCULOSE
4.13- DERRAME
4.14 - ANEURISMA
4.15 - EPÍFISE
4.16 - ANESTESIA
4.17 - INSÔNIA
4.18 - APNÉIA DO SONO
4.19 - TERROR NOTURNO
4.20 - BRUXISMO
4.21 - ESTADO DE COMA
4.22 - ENXAQUECA
4.23 - NEURALGIA DO TRIGÊMEO
4.24 - NEUROPATIA DIFITÉRICA
4.25 - POLINEUROPATIA URÊNICA
4.26 - NEUROPATIA ALCÓOLICA
4.27 - ESTRESSE
4.28 - DEPRESSÃO5 - ÍNDICE DE FOTOS
6 - RESUMO
7 - CONCLUSÃO
8 - BIBLIOGRAFIA

3 - SISTEMA NERVOSO

O Sistema Nervoso é a rede de comunicações eletroquímicas internas do corpo. Suas principais partes são o cérebro, a medula espinhal e os nervos. O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central (SNC), o centro de controle e coordenação docorpo. Bilhões de longos neurônios, a maioria agrupados em nervos, perfazem o sistema nervoso periférico, transmitindo impulsos nervosos entre o SNC e as demais regiões do corpo. ada neurônio possui três partes : um corpo celular, ramos dentríticos que recebem os sinais químicos de outros neurônios, e um axônio, em forma de tubo, que conduz estes sinais na forma de impulsos elétricos.4 - DOENÇAS DO SISTEMA NERVOSO

4.01 - MENINGITE

A meningite é uma inflamação nas membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diferentes microorganismos, como bactéria Neisséria meningitidis
( meningococo ), a mais contagiosa; o Haemophilus influenzae tipo B e o Diplococo pneumoniae ( pneumococo ). O contágio se dá pelas secreções daboca e nariz das pessoas contaminadas.

Sintomas - Febre alta, perda de apetite, convulsões, irritabilidade e rigidez na nuca.

Prevenção - As principais medidas preventivas são o isolamento dos doentes e a administração profilática de antibióticos. Para alguns tipos de meningite existe vacina.

Aumento dos casos - Durante os anos 80, a ocorrência das meningites respeitava um padrão endêmico.Nos anos 90 diminui a meningite meningocócica sorogrupo B e aumentam os casos provocados pelo sorogrupo C. Esses dois tipos afetam principalmente os Estados do Sul e Sudeste, regiões mais frias onde a concentração de pessoas em ambientes fechados facilita a propagação da doença. Dados provisórios do Ministério da Saúde para 1993 mostram que dos 22.470 casos de meningite, 46,2% são de regiãoSudeste; 22,4 % da região Nordeste e 5,9% da região Sul.

4.02 - POLIOMIELITE

Inflamação das células do corno anterior da substância cinzenta da medula espinal. É causada por um vírus da paralisia infantil ou poliomielite, como é mais apropriadamente denominada, é um dos menores que se conhecem. O homem é afetado quase que exclusivamente, embora esses vírus possam atacar também osmacacos.
A poliomelite existe sob três formas. Muitas pessoas sofrem de poliomielite sem sequer perceber o fato, tendo contraído uma forma leve, que as imuniza aos ataques posteriores. A poliomielite pode provocar apenas diarréia, mal-estar estomacal, resfrido ou dores musculares, que duram uns poucos dias. Esta se conhece como poliomielite abortiva. Se se apresenta umaparalisia temporária nos braços e pernas, a condição é conhecida como poliomielite não paralítica. A terceira forma - poliomielite paralítica - pode provocar danos permanentes ou mesmo a morte, se por acaso forem envolvidos no processo os músculos respiratórios.
As epidemias de poliomielite ocorrem geralmente durante os meses quentes, de julho a outubro nos Estados Unidos, e de...
tracking img