Gerenciarxliderar

256 palavras 2 páginas
Reflexão

GERENCIAR: cuidar das coisas, dos processos, das atividades e do bom desempenho daquilo que precisa ser feito. Sendo assim, quando você consegue finalizar um projeto dentro do prazo e com sucesso, é um gerente eficaz. O mesmo vale para as reuniões que são agendadas e nas quais distribui diferentes afazeres e uma semana depois consegue se certificar de que os trabalhos foram concluídos com êxito.

LIDERAR: priorizar as pessoas, a sua capacitação e a relação de trabalho com elas. Portanto, você lidera quando facilita um bom clima organizacional, preocupa-se com o bem-estar de todos e inspira os colaboradores a oferecerem o melhor de si para a companhia. Quando faz com que as pessoas não trabalhem apenas por dinheiro e vejam em você alguém no qual possam confiar.

Apesar de serem posturas diferentes, são complementares e igualmente importantes. Gerentes normalmente são pessoas objetivas, criteriosas, focadas em resultados e que acompanham de perto a performance de seus comandados. Por isto, também colhem antipatias e nem sempre são bem compreendidos. Enquanto isto os líderes têm grande tato para lidar com gente, estão preocupados com a forma com que os resultados são alcançados e a sustentabilidade da companhia, mas nem sempre dão atenção às rotinas administrativas e à gestão do dia-a-dia. Incompreendidos algumas vezes, são vistos como sonhadores e que pouco realizam.

Em suma, nem gerentes, nem líderes. As organizações anseiam contar com gerentes-líderes que saibam avaliar correta e competentemente as inúmeras situações que o cenário complexo, turbulento e imprevisível apresenta, sem esquecer que as pessoas também necessitam de uma especial

Relacionados