Sistema nervoso- anatomia 12 ano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1289 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Eng. Acácio Calazans Duarte
Curso Profissional Técnico Auxiliar Protésico
2011|2012

Disciplina: Anatómo-Fisiologia

Tema: Constituição anatómica das partes e órgãos do corpo por sistemas.
Subtema: Sistema Nervoso


Índice

Introdução 3
Anatomia e fisiologia do sistema nervoso 4
Sistema nervo central 6
Sistema nervoso periférico 7
O neurónio 8
O queé um neurónio e como é constituído? 8
Como se divide o sistema nervoso periférico? 10
O que são actos voluntários e involuntários? 10
O que são actos reflexos ou reflexo? 10
Sistema simpático e parassimpático 11
Bibliografia 12

Introdução

O tema do nosso trabalho consiste na constituição anatómica das partes e órgãos do corpo por sistemas, em que o nosso subtema se dirige aosistema nervoso.

O sistema nervoso regula o funcionamento do corpo humano, é responsável pelas nossas acções voluntárias e involuntárias do nosso dia-a-dia. O sistema nervoso é constituído por três outros subsistemas: o sistema nervoso central, o sistema nervoso periférico e pelo sistema nervoso autónomo.

Anatomia e fisiologia do sistema nervoso
O sistema nervoso é formado por um conjunto deestruturas que, devido a sua íntima relação anatómica e funcional, forma uma espécie de rede que o liga a todas as partes do corpo; daí que todas as acções do organismo, tanto as inconscientes e automáticas, como as conscientes e voluntárias, são controladas pelo sistema nervoso, onde também é desenvolvida a actividade intelectual própria do ser humano. Embora ainda existam várias dúvidas sobredeterminados pontos, actualmente, já se tem um profundo conhecimento sobre a sua estrutura e o seu complexo funcionamento.
Embora todos os elementos do sistema nervoso sejam formados pelo mesmo tecido, composto essencialmente por células especializadas (designadas neurónios), é possível distinguir o sistema nervoso central, composto por (o encéfalo: cérebro, tronco cerebral e cerebelo) e na colunavertebral (a medula espinal), e no sistema nervoso periférico, uma intensa rede de nervos que liga as estruturas centrais a todas as partes do organismo. Para além disso, estas duas partes do sistema nervoso apresentam igualmente funções diferentes, ou seja, o sistema nervoso central encarrega-se da recepção e do processamento da informação proveniente do interior e do exterior do organismo, a qualrecolhida pelo sistema nervoso periférico, de modo a elaborar as respostas adequadas, posteriormente transmitidas aos órgãos afectados através dos nervos.
O conhecimento da anatomia e da fisiologia do sistema nervoso permite uma melhor compreensão das doenças que afectam esta parte importante do organismo.

Componentes do sistema nervoso

Sistema nervo central

O sistema nervoso centraltem uma protecção óssea, constituída pela caixa craniana e pelas vértebras, respectivamente. Da sobreposição das vértebras resulta o canal raquidiano, ao longo do qual se encontra a medula espinal. Para além da protecção óssea, os centros nervosos, estão ainda protegidos por três membranas que são as meninges (dura-máter, aracnóide e a pia-máter). Para além disso, é também constituído pelo encéfaloe pela medula espinal.
O encéfalo é formado pelo cérebro, cerebelo, bolbo raquidiano.

Fig.1 – Meninges espinais.

* O encéfalo é o órgão mais volumoso do sistema nervoso, localiza-se no interior da caixa craniana, onde esta protegido pelos ossos do crânio e por três meninges.

* O cérebro controla todas as actividades voluntárias. Processa os estímulos sensoriais (como a visão e aaudição). É responsável pelo raciocínio, aprendizagem, pensamento, fala e memória. A parte mais superficial (córtex) está relacionada com alguns aspectos da inteligência humana.

No cérebro localiza-se o hipotálamo, o órgão mais importante no controlo da temperatura corporal, do apetite, da sede, dos ciclos sexuais e de emoções como o medo e a raiva.

* O cerebelo participa no controlo...
tracking img