Sistema limbico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2053 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA LÍMBICO
O termo límbico significa “limite” e refere-se ao limite entre o diencéfalo e o telencéfalo. As estruturas límbicas formam um anel em volta do tálamo, a maioria das autoridades inclui as seguintes áreas:
* Hipotálamo.
* Núcleos anteriores e mediais do tálamo.
* Córtex Límbico (giro do cíngulo, giro para hipocampal, uncus).
* Hipocampo.
* Amígdala
* Porçãobasal do prosencéfalo: área septal, área pré-óptica, núcleo accumbens e núcleo basal deMeynert.

O córtex límbico é uma região do córtex em forma de C localizada na porção medial do hemisfério, consistindo giro do cíngulo, giro para-hipocampal e uncus.
O hipocampo é formado pelas substâncias cinzenta e branca de dois giros adjacentes na parte medial do lobo temporal. A amígdala é uma coleçãoem forma de amêndoa de núcleos localizados profundamente no uncus no lobo temporal, na extramidade final da cauda do caudado.
Na porção basal do prosencéfalo, a área septal é uma região de córtex e núcleos anteriores à comissura anterior, e a área pré-óptica é anterior à área septal. O núcleo accumbens é a região onde o caudado e o putâmen se fundem, e o núcleo basal deMeynert situa-seinferiormente à área pré-óptica.
CONEXÕES DO SISTEMA LÍMBICO
As conexões no interior do sistema límbico são extensas. Os dois feixes de fibras principais são o fórnix e o feixe prosencefálico medial. O fórnix é um feixe de fibras arciforme conectando o hipocampo com o corpo mamilar e com núcleo anterior do tálamo. O feixe prosencefálico medial conecta as estruturas anteriores, o hipotálamo e a formaçãoreticular mesencefálica. Uma vez que a conexão entre as áreas límbicas e as áreas reticulares do mesencéfalo são tão importantes no comportamento, foi proposta a combinação dos sistemas em um sistema reticulolímbico. Os impulsos de saída do sistema límbico trafegam por intermédio de vias autônomas, somáticas. Reticulares e hormonais. Embora ositema límbico regule os comportamentos alimentares,defensivos e reprodutivos, além das funções viscerais e hormonais, apenas dois aspectos da função límbica são considerados neste texto:as funções emocional e da memória.

FUNÇÕES EMOCIONAL E DA MEMÓRIA

Para as emoções são necessárias a amígdala, ares no hipotálamo, área septal, núcleos anteriores do tálamo, córtex límbico anterior e área de associação límbica.
Ao contrário das emoções, quesão mediadas no interior do sistema límbico, as funções de memória estão amplamente distribuídas entre as áreas límbicas e não-límbicas do encéfalo. Para o processamento de alguns tipos de memória, são essenciais o hipocampo, os núcleos talâmcios mediais, o córtex límbico posterior e a porção basal do prosencéfalo.
Uma emoção é uma experiência subjetiva em curto prazo. Um humor é uma experiênciaemocional persistente, subjetiva e sustentada. Emoções e humores específicos são representados mais em um hemisfério do que no outro. Nas pessoas com o sistema nervoso impacto, as emoções positivas estão associadas com atividade do lado esquerdo do córtex pré-frontal, a área cerebral imediatamente posterior à porção anterior da cabeça. Nas pessoas que se dizem felizes, o córtex pré-frontal esquerdoé mais ativo do que nas pessoas que relatam um humor mais negativo. As emoções e humores negativos (ex. ansiedade, tristeza) estão associados com aumento da atividade no córtex pré-frontal direito.
As emoções são mediadas no interior do sistema límbico pela amígdala, por áreas no hipotálamo,pela área septal, núcleos anteriores do tálamo, córtex da porção anterior do cíngulo pelo córtex deassociação límbico. Nos seres humanos, a estimulação elétrica da amígdala desencadeia experiências emocionais. A amígdala recebe informações de todos os sistemas sensoriais e conecta-se com o córtex órbito-frontal e com o giro anterior do cíngulo. Juntos, a amígdala, o córtex órbito-frontal e o giro anterior do cíngulo regulam os comportamentos emocionais e a motivação. A amígdala desempenha um...
tracking img