Margem da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTABILIDADE NO MUNDO SÓCIO- ECONÔMICO

É a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante registro dos fatos contábeis, com objetivos, de demonstrar e interpretar os dados econômicos resultantes de uma capacidade empresarial e também prestar informações suficientes a tomada da melhor decisão que atenda os objetivos da entidade.
A Contabilidade pode ser aplicada à todasas entidades econômico-administrativas. Aplica-se tanto às sociedades mercantis como às sociedades civis, inclusive as associações civis ou mesmo aquelas sem finalidade lucrativa.
Ressalte-se que o campo de atuação da Contabilidade não se restringe aos grandes empreendimentos, aplica-se o conhecimento contábil aos micros e pequeno negócios e também no controle do patrimônio das pessoas físicas(ou pessoa natural).
A Contabilidade pode ser estudada de modo geral para todas as empresas; ou em particular, aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia.
A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de
decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que julgamos imprescindíveis
ao lidar com Contabilidade.
* FUNÇÃO ECONÔMICA:Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na forma de lucro ou prejuízo.
* FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o
aspecto estático (posição em dado momento, ex: o balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos).
A contabilidade tem por finalidade registrar, controlar edemonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendotambém possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa. Através do controle do patrimônio, a contabilidade disponibiliza informações aos agentes interessados em mensurar a situação patrimonial e o desempenho da entidade. A partir do Planejamento e do Controle, pode-se derivar alguns objetivos da Contabilidade:
* Apresentar o desempenho da empresa emum dado período;
* Apresentar a posição da empresa em dado momento;
* Conhecer as fontes de financiamento e as aplicações de recursos existentes;
* Demonstrar a situação econômica, financeira e patrimonial da entidade;
* Permitir que os fatos ocorridos sejam corretamente interpretados, tenham eles afetado qualitativa ou quantitativamente o patrimônio;
* Apresentar as situaçõesde liquidez, rentabilidade e solvência da empresa,
permitindo sua comparação com as demais pertencentes ao mesmo grupo;
* Transformar os dados (os registros efetuados) em informações que se apresentem como poderoso instrumento para a tomada de decisões.
Para poder trabalhar de maneira efetiva, as pessoas em uma organização precisam constantemente de informações a respeito do montante derecursos envolvidos e utilizados, da situação da dívida contraída para financia-los e dos resultados econômicos obtidos com a utilização destes recursos.
Os bancos e demais entes que investiram dinheiro nesta organização necessitam de informações sobre seu desempenho para fazer os julgamentos pertinentes, portanto, fazer Contabilidade é a única maneira de estar verdadeiramente inserido no mundo dosnegócios.
A contabilidade organizada é indispensável para que a empresa realize negócios com o Governo (participando de contratos e licitações), com os bancos, com fornecedores, etc.. Além desta necessidade convencional, observa-se a expansão do mercado de ações no Brasil, e neste aspecto a Contabilidade se apresenta como o grande pilar na veracidade da informação e conseqüentemente na...
tracking img