Sistema integrados erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP são sistemas de informação adquiridos na forma de pacotes de softwares com a finalidade de atender a maioria das operações das empresas (RH, financeiro, contabilidade, projetos, educação, patrimônio, compras e etc.)
            Existem vários fornecedores de sistemas ERP no mercado, entre eles podemos destacar o R/3 da alemã SAP, Dynamics da Microsoft, o CORPORE RM, o AP7 Master e o Magnusda brasileira TOTVS que incorporou a (DATASUL, RM SISTEMAS e MICROSIGA).
            Os sistemas ERP possuem características que os diferenciam de sistemas desenvolvidos internamente nas empresas.
preciso entender que, assim como os demais pacotes comerciais, os sistemas ERP não são desenvolvidos para um cliente específico.
Os sistemas ERP são constituídos como um único sistema de informaçãoque atende simultaneamente aos diversos departamentos da empresa, em oposição a um conjunto de sistemas que atendam isoladamente a cada um deles. Entretanto, o fato de um sistema ERP ser integrado não leva necessariamente ao desenvolvimento de uma empresa integrada. O sistema é meramente uma ferramenta para que esse objetivo seja atingido, são geralmente divididos em módulos, que representamconjuntos de funções que normalmente atendem a um ou mais departamentos da empresa. Veja o exemplo da figura abaixo :

Funcionamento: Os dados utilizados por um módulo são armazenados na base de dados central para serem manipulados por outros módulos, eliminando redundâncias e inconsistências nas informações. Como o ERP integra módulos que antes operavam isoladamente, fica mais fácil parametrizar ealterar dados no sistema.
Segundo FREZATTI & TAVARES, as principais aplicações dos sistemas integrados hoje conhecidos como ERP (Enterprise Resource Planning) dizem respeito às áreas de: suprimentos, manutenção de equipamentos, orçamentos, produção, previsão de vendas, controle de estoques, registros fiscais, contabilidade, contas a pagar e fluxo de caixa.
De acordo com RODRIGUES (2000), aempresa que incorpora o ERP adquire duas características essenciais:
·        Velocidade de funcionamento e,
·        Precisão, rigor e qualidade de funcionamento.
 
Estas propriedades, que poderiam ser obtidas de outras formas, porém com o ERP resultam a custos muito inferiores, e com simplicidade.

Fica evidente a liderança da SAP nos dois mercados e consequentemente no geral, sendo que temmaior expressão no mercado das 500 maiores.
A ORACLE vem em segundo lugar e passou a ter maior expressão no mercado das 500 maiores após a aquisição da PeopleSoft e da J.D. Edwards.A DataSul é a empresa brasileira com a maior parcela do mercado entre as grandesempresas brasileiras, mas tem perdido espaço no mercado das 500 maiores conforme podemos observar de 2003 a 2007
entretanto tem tido maiorexpressão no mercado de 501-1000 Maiores. A Infor reúne os Sistemas ERP da antiga Baan, SSA e Systems Union e no mercado das 1000 maiores teve uma queda acentuada no período de 2005 a 2007 caindo de 61 para 45empresas.A TOTVS é uma empresa formada por três fornecedoras de ERP, Microsiga,Logocenter e RM e segundo o BARROS (2007) esta fusão foi bastante acertada, pois individualmente essas empresaseram pouco expressivas e juntas passaram a parecer na faixadas 500 maiores e competir com maior força na faixa das 501-1000 e liderar a faixa das empresas ainda menores. De acordo com Idgnow (2008) e o Blog Capital Digital (2008) a TOTVS e a Datasul se fundiram em uma só empresa, agora detendo 40% do mercado brasileiro de ERP, podendo ultrapassar suas principais concorrentes SAP e ORACLE.A IFS éum fornecedor sueco, com participação estável e pouco expressiva no mercado brasileiro. Outros fornecedores de ERP englobam empresas de características variadas tendo em comum o fato de pouca participação neste mercado e neste mercado surpreendentemente esta a Microsoft. Em desenvolvimento próprio no ano de 2007 há 74 empresas no ranking das 1000maiores sendo 31 entre as 500 maiores e o restante...
tracking img