Erp sistemas integrados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO EMPRESARIAL



Carmenci dos Reis

Clarissa Sulepa

César Ávila

Erato Pereira

Luis Rogério

Maitê Fraga

Professor: Jean Souto

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0231) – PRÁTICA DO 7º SEMESTRE

12/07/2011





RESUMO



Os sistemas ERP (Planejamento de recursos empresariais), representam umaferramenta de tecnologia da informação que visam aprimorar o desempenho organizacional como um todo. Utilizam técnicas modernas, oferecem maior integração e padronização dos processos e atividades dos departamentos empresariais, além de maior fluxo de informação e respostas rápidas ao mercado. Este estudo tem a objetiva demonstrar uma análise sobre o funcionamento de um sistema integrado de gestãobaseado em pesquisas em sites da Internet.



Palavra-Chave: ERP; Sistema integrado de Gestão; Módulos.





1. INTRODUÇÃO




A expressiva utilização dos sistemas de gestão empresarial ERP (Planejamento de recursos empresariais) tem acompanhado as necessidades e exigências do mercado, principalmente pela maior competitividade e globalização imposta às empresas nos últimos anos. Agestão integrada dos processos de negócios e atualizações tecnológicas tornou-se fatores essenciais de sobrevivência. À medida que uma organização cresce, torna-se maior a sua complexidade e, conseqüentemente, a necessidade de novas tecnologias para gerir eficazmente o negócio. Nesse sentido, a decisão de investir em novas tecnologias está diretamente relacionada à competitividade e a busca pormelhor desempenho e resultados de uma organização. Os sistemas ERP caracterizam-se por proporcionar às empresas atingirem suas metas e objetivos através da gestão integrada de seus sistemas.





Segundo Stamford (2000), o ERP possibilita um fluxo de informação único, continuo e consistente por toda a empresa sob uma única base de dados. É um instrumento para a melhoria de processos denegócio, orientado por esses processos e não pelas funções e departamentos da empresa, com informações on-line em tempo real. Permite visualizar por completo as transações efetuadas pela empresa, desenhando um amplo cenário de seus processos de negócios.





2. BENEFICIOS E BARREIRAS DO ERP PARA A EMPRESA



No âmbito empresarial, os ERP’s basicamente são conhecidos como sistemasintegrados de gestão empresarial e nós últimos anos passarem a ser largamente utilizados pelas empresas, onde são apresentados como a solução para a maioria dos problemas empresariais. São sistemas genéricos capazes de integrar todas as informações que fluem na empresa por intermédio de uma base de dados única e em tempo real.





Verifica-se que um dos principais fatores relacionados àimplantação dos sistemas ERP, compreende a integração, padronização, redesenho de processos, testes e principalmente o alinhamento entre o software, a cultura e os objetivos a empresa. A vantagem é utilizar um único sistema que absorva todas as transações operacionais e que forneça as informações necessárias aos gestores. Outros aspectos importantes relacionados aos benefícios proporcionados pelossistemas ERP conferem-se a redução de controles manuais e impressos, passando as informações a serem informatizadas, embutidas no próprio sistema.










Além disso, ressalta-se que um diferencial do sistema nesse processo é atender a demanda informacional, assim sendo, é importante destacar que um sistema adequado deve gerar uma grande quantidade de dados, e integrá-los em umbanco de dados único, garantindo a qualidade e oportunidade das informações. Nesse sentido, essas informações auxiliam para a tomada de decisões mais eficazes, que vão resultar em maior satisfação para os clientes e atender a organização quanto aos seus principais objetivos.





3. ERP NA ATUALIDADE



O ambiente atual de negócios tem propiciado as empresas auferirem ganhos cada vez...
tracking img