Vale apena estudar filosofia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (951 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Antes de uma pessoa se perguntar se a filosofia é uma disciplina digna da sua atenção ou não, essa mesma pessoa deve perguntar-se a si própria: “O que é a filosofia?”
A definição de filosofia éalgo que foi discutido ao longo dos séculos e essa varia de autor para autor, de filósofo para filósofo. Segundo Bertrand Russell na sua obra “Os Problemas da Filosofia” (1912), capítulo 15 “O Valor daFilosofia”, a Filosofia é algo muito difícil de definir, pois a filosofia não tem nenhum sujeito de estudo específico, por isso não pode ser associada a uma particular área de investigação, e diz aindaque a Filosofia se concentra mais em perguntas do que em respostas. Por outro lado Robert Tremblay diz que “A filosofia é uma disciplina intelectual que utiliza métodos racionais e críticos. Trabalhacom conceitos abstractos, procurando definir princípios gerais, respondendo às questões fundamentais da vida e da morte, do sentido da existência, dos valores individuais e sociais, da natureza dalinguagem ou do conhecimento e da relação que temos com as coisas em si.” Mas o consenso universal é que a Filosofia é algo muito difícil de definir, chegando alguns mesmo a dizer que é a Filosofia éalgo impossível de definir.
Mas voltando ao tema central deste texto, alguém que encara a Filosofia como uma disciplina dos Tempos Antigos ou da Idade Média, vai achar a filosofia uma perda de tempo,uma inutilidade, pois os filósofos mais conhecidos, viveram nestas alturas, e os filósofos contemporâneos não têm grande reputação para lá do seu meio, ou seja, apenas aqueles que se dedicam àFilosofia os conhecem. Esta mesma pessoa irá também encarar a Filosofia como uma perda de tempo e no caso de um estudante uma disciplina que lhe irá fazer baixar a média. Outros irão perguntar a elespróprios que utilidade pode ter a Filosofia, não num plano actual da sua vida, mas num estado mais avançado da sua vida, o que origina um dos traços mais característicos da mentalidade da nossa sociedade,...
tracking img