Sistema gastro intestinal do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ENDOCRINO

Alterações endócrinas está relacionada com a idade pois inclui alterações na secreção, nos níveis circulantes, no metabolismo e na atividade biológica dos hormônios. Porem,o envelhecimento normal não leva a estados de deficiência graves.
Alterações na glândula tireóide causam uma diminuição na produção dos seus hormônios, diminuindo o padrão metabólico. Adiminuição da secreção do hormônio do crescimento determina uma diminuição da massa muscular e um aumento no armazenamento da gordura.
A medida que a mulher envelhece, entre os 40 e 50 anos, os ovárioscomeçam a diminuir a produção de estrógenos e progesterona; antes que cesse por completo a, produção desses hormônios (menopausa), o corpo entra numa fase de transição, o climatério. Esta etapa ecaracterizada por uma seria de sintomas, entre elas as ondas de calor geralmente seguidas de suor e frio, ressecamento vaginal e a diminuição da libido. Também há maior tendência a distúrbios emocionais,como depressão, melancolia,irritabilidade, desanimo e cansaço constante, alem de aumentar a vulnerabilidade feminina e determinadas doenças como infartos do miocárdio, derrames cerebrais eosteoporose. Por fim, o período menstrual cessa por completo iniciando-se a menopausa, ou seja, o fim do ciclo reprodutivo.
Em torno dos 50 anos o tamanho do útero diminuído em torno de 50%. Osligamentos que fixam o útero, bexiga urinária e reto tornam-se débeis, permitindo a queda desses órgãos. Em alguns casos a correção cirúrgica torna-se necessária. Os tecidos que constituem as mamas se alteram;os ligamentos de suporte enfraquecem; as células fibrosas substituem as glandulares e a quantidade de tecido adiposo diminui. Essas mudanças provocam a queda das mamas, isto é, elas se tornampendentes.
Em torno dos 40 anos, a função dos testículos diminui. Esse declino e acompanhado pela diminuição da secreção de testosterona e do numero de espermatozóides ( até 50%). Apesar dessas...
tracking img