Sistema excretor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema excretor
Excreção é o processo de eliminação de produtos do metabolismo que devem ser eliminados do organismo, a fim de atingir um estado de equilíbrio interno, ou homeostase.
Designa-secomo sistema excretor qualquer conjunto de órgãos que, num organismo, é responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água e sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formadosdurante o metabolismo celular. O sistema excretor é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins produzem a urina a partir de um filtrado sanguíneo. Os dois ureteresconvergem a urina para a bexiga, que então a armazena. A urina é eliminada do corpo através da uretra.
Função:
Eliminar as substâncias que estão em excesso, chamado de equilíbrio dinâmico, que éfundamental para o bom funcionamento da célula com o meio.
Conceitos básicos:
- Diálise do sangue: do sangue pelo rim;
- Diurese: Processo de formação da urina;
- Micção: Ato de urinar;- Substância diurética: Aumenta a formação da urina;
Componentes do sistema urinário humano:
Néfron: Unidade funcional dos rins, que produz a urina;
- Etapas da atividade renal em cada néfron:
O filtrado glomerularpassa para o túbulo contorcido proximal, ocorrendo transporte ativo de sódio de volta para o sangue. Processo este estimulado pelo hormônio chamado aldosterona (das supra-renais).
Na alça de Henle, háreabsorção de água, e a urina primária torna-se mais concentrada. Este é o local de maior reabsorção de água.
No túbulo contorcido distal volta a acontecer o transporte ativo, com reabsorçãode glicose e aminoácidos. Mas neste local também há reabsorção passiva de água, estimulada pelo ADH (hormônio antidiurético).
O líquido que chega nos tubos coletores já não contém mais aminoácidos, glicoseou vitaminas, o seu teor de água é relativamente pequeno, e ele já pode ser considerado urina.
- Substâncias reabsorvidas: água, glicose, eletrólitos, aminoácidos, vitaminas;
- Substâncias...
tracking img