Sistema erp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2404 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Definição de Sistema ERP

ERP - Enterprise Resourse Planning, tem como objetivo fundamental: controlar, integrar e fornecer suporte a todos os processos de uma empresa – operacionais, produtivos, administrativos e comerciais. Facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, o que permite administrar os negócios em uma única base de dados.
[pic]
Os dadosutilizados por um módulo são armazenados na Base de Dados Central para serem manipulados por outros módulos, ou seja, o ERP emprega tecnologia cliente/servidor, isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação (rotina de um módulo do sistema) que acessa as informações de uma base de dados única (servidor). O banco de dados interage com todos os aplicativos do sistema. Desta forma,elimina-se a redundância de informações e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas, apresentando uma base central interagindo com os vários módulos de uma arquitetura ERP, dentro de uma visão logística de administração de recursos, estando numa extremidade os clientes e noutra fornecedores.
Idealmente, a vantagem de um sistema ERP é a habilidade denecessitar a entrada de informações uma única vez.
Por exemplo, um representante de vendas grava um pedido de compra no sistema ERP da empresa. Quando a fábrica começa a processar a ordem, o faturamento e a expedição podem checar o status da ordem de produção e estimar a data de embarque. O estoque pode checar se a ordem pode ser suprida pelo saldo e podem então notificar a produção com uma ordemque apenas complemente a quantidade de itens requisitados. Uma vez expedida, a informação vai direto a relatório de vendas para gerenciamento superior.
Os módulos citados na figura acima estão presentes na maioria dos sistemas ERP. Além deles, alguns sistemas ERP ainda podem possuir módulos adicionais, tais como: Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento deManutenção, entre outros.
Assim, as atividades básicas do administrador – planejar, organizar, dirigir e controlar (Maximiano, 1993:44) – são subsidiadas por informações de alta confiabilidade, consistentes (ou seja, sem divergência entre dados fornecidos por departamentos diferentes sobre um mesmo assunto) e em tempo real (as informações são registradas no sistema no momento em que ocorrem,sendo automaticamente refletidas pelas consultas e relatórios).
2. Para que serve ERP
Sua implementação no Brasil começou a ser feita com maior intensidade a partir da segunda metade dos anos 90. O software se tornou um dos principais focos de investimentos relacionados à utilização de tecnologia de informação nas empresas que visavam obter vantagens competitivas por meio de redução de custose diferenciação de produtos.
O potencial de crescimento do ERP existe não apenas no ambiente das grandes corporações. Há sistema com soluções compatíveis com seus orçamentos e vem suprir uma grande carência de gestão integrada nas pequenas organizações. São empresas que enfrentam problemas idênticos aos das grandes empresas. Diferente apenas na sua complexidade, mas são semelhantes nosobjetivos a serem alcançados, ou seja, são empresas que buscam reduzir seus custos e aumentar sua competitividade pela melhoria do produto que oferece ao mercado. Também pode ser considerado um bom pretexto para que uma companhia reorganize os seus processos de negócios para atuar num cenário de extrema competição.
O mercado está muito competitivo, e os fornecedores sofrem com isso diariamente.Os clientes estão cada vez mais exigindo que os fornecedores melhorem seus processos de compras, recrutamento de funcionários, de estoque de materiais, e outros. O critério da qualidade é a grande exigência e com a adoção sistemas ERP, em muitos casos, é vital para que as empresas passem a participar da cadeia de suprimentos de grandes corporações.

3. Dicas de quem conhece o mercado...
tracking img