Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Endócrino e Gônadas

Objetivos
Os objetivos do trabalho são: promover hábitos que favorecem o funcionamento do sistema endócrino e das gônadas. Identifica os componentes do sistema endócrino e gônadas. Relacionar as patogenias que o afetam, bem como os sintomas. Integrar a comunidade com o conhecimento científico buscando científico buscando qualidade de vida.
Confeccionar materialexpositivo slide para demonstrar as informações adquiridas na pesquisa

Introdução

Sistema endócrino é formado pelo conjunto de glândulas[->0] que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios[->1].
Freqüentemente o sistema endócrino interage com o sistema nervoso[->2], formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecerao sistema endócrino informações sobre o meio externo, enquanto que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo[->3] a esta informação. Dessa forma, o sistema endócrino em conjunto com o sistema nervoso[->4] atua na coordenação e regulação das funções corporais.
A maturidade revela-se pela produção de gametas nas glândulas sexuais, ou gônadas.
Existem as gônadas femininas(ovários), e as masculinas (testículos). Nos ovários formam-se os gametas femininos, denominados também por óvulos. As células que vão formar os óvulos encontram-se já nos ovários da criança recém-nascida, formam-se entre o segundo e o sexto mês de gestação e fazem parte de estruturas intituladas de folículos ováricos.
Por sua vez, os testículos têm como função produzir um elevado número deespermatozóides, desde a fase da puberdade até ao fim da vida do homem.

GLÂNDULA SUPRA-RENAL OU ADRENAL

Introdução:

As glândulas supra-renais, que têm um comprimento de cerca de 5 centímetros, estão localizadas na cavidade abdominal, anterior e superiormente aos rins. A sua estrutura anatômica pode ser dividida em duas zonas genéricas: o córtex adrenal (mais externo) e a medula adrenal (interna), quese distinguem também pelos diferentes tipos de hormonais que produzem. Encontram-se ao nível da 12ª vértebra torácica, e são irrigadas pelas artérias supra-renais.
Cada glândula é composta por duas regiões histologicamente distintas, que recebem aferências moduladoras do sistema nervoso.

Funções:

Dois dos principais hormônios secretados pelo córtex adrenal são o cortisol e a aldesterona.Ambos são derivados do colesterol e, por isso, são chamados de esteróides. A principal função do cortisol é regular a permeabilidades dos capilares sanguíneos. Já a aldesterona atua sobre os rins, aumentado a absorção de sais durante o processo de filtração do sangue.
Os principais hormônios secretados pela medula adrenal são a adrenalina e a noradrenalina. A adrenalina prepara o organismo parasituações de perigo ou estresse. Entre outros efeitos, ela aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, preparando o indivíduo para uma reação rápida. A noradrenalina controla a pressão sanguínea do corpo.

Córtex Adrenal:

Parte externa da glândula, com cor amarelada devido a grande quantidade de colesterol aí encontrada. Tem origem embrionária na mesoderme. Subdivide-se em trêsregiões, devido à diferença de aspecto histológico.
- Zona glomerulosa, mais exterior. Apresenta cordões celulares dispostos em arcos.
- Zona fasciculada, de localização intermédia. As células dispõem-se em cordões paralelos entre si, e perpendiculares à cápsula da glândula. - Zona reticular, mais interna. Apresenta cordões de células arranjadas em forma de rede, e é ricamente vascularizada.No córtex, são produzidas três hormonas distintas: os mineralocorticoides (intervêm no equilíbrio hídrico e iónico do organismo), os glucocorticoides (intervêm no metabolismo celular, particularmente no das gorduras, proteínas e glicídos) e ainda hormonas sexuais, em pequena quantidade.

Medula adrenal:

Os principais hormônios secretados pela medula adrenal são a adrenalina e a...
tracking img