Sistema endocrino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2216 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE ENFERMAGEM

IZABELA

SISTEMA ENDÓCRINO

São Gonçalo
2012

IZABELA

SISTEMA ENDÓCRINO

Trabalho apresentado à Disciplina de Anatomia do curso de Enfermagem da Universidade Salgado de Oliveira, como parte dos requisitos para a conclusão do curso.

Orientador: Prof. Vinicius

São Gonçalo
2012
SUMÁRIO

1.Introdução 1
1.1 Glândulas Endócrinas 1
1.2 Naturezas químicas dos Hormônios 1
1.3 Mecanismos de Ação Hormonal 2
2. Referencial Teórico 3
2.1 Glândulas e Hormônios 3
2.2 Hipotálamo 3
2.3 Hipófise 4
2.4 Tireoide 5
2.5 Paratireoide 6
2.6 Suprarrenais 6
2.7 Pâncreas 7
2.8 Ovários 8
2.9 Testículos 9
2.9.1 Outras Funções Endócrinas 9
3. Conclusão 10
4. ReferênciaBibliográfica 11

1. INTRODUÇÃO
  O sistema endócrino tem como função “coordenar e regular as diversas funções do organismo” (CORTEZ, et. Al. 2008 p.111) como, por exemplo, a reprodução, o metabolismo orgânico e o balanço energético, de modo que a distribuição de nutrientes e outros elementos ocorram em quantidades suficientes às necessidades dos diversos órgãos e tecidos; essa coordenação é mediadapelos hormônios, uma importante classe de mensageiros químicos.
O sistema endócrino comporta um conjunto de órgãos que atuam secretando hormônios, esses órgãos recebem o nome de glândulas endócrinas os hormônios sintetizados são secretados no sangue, que serve como veiculo para a distribuição. Entretanto, esse termo vem adquirindo um significado mais amplo, sendo utilizado para designar qualquermolécula sinalizadora capaz de gerar respostas em determinada célula. Assim sendo, os hormônios que atingem as células-alvo por meio da corrente sanguínea são chamados de hormônios endócrinos. Os que se destinam às células vizinhas recebem o nome de hormônios parácrinos (exemplo: hormônios gastrointestinais), e aqueles que agem sobre a própria célula secretora são hormônios autócrinos.
Existemhormônios cuja função é de regulação, por isso são chamados de reguladores; outros são relativamente inativos em suas formas de liberação, “tendo que passar por algum processo de alteração molecular para serem ativados e exercer a função” (CORTEZ, et.al.2008 p111). Em alguns casos, a metabolização dos hormônios pode produzir moléculas mais ativas, como ocorre com a testosterona transformada emdiidrotestosterona, que é a forma ativa, que “deflagra a resposta global nessas células” (CORTEZ, et.al.2008 p111).

1.1 GLANDULAS ENDÓCRINAS

Como mencionada, as glândulas endócrinas são responsáveis pela secreção de hormônios dentro do corpo, os principais órgãos que constituem esse sistema são: Hipófise, Pineal, Tireoide, Timo, Paratireoide, Suprarrenais, Glândulas Renais, Pâncreas, Ovários,Testículos, Glândulas do trato gastrointestinal.

1.2 NATUREZAS QUIMICA DOS HORMONIOS

Quanto à natureza química encontramos em três modalidades: peptídeos, derivados de aminoácidos ou esteroides.
“Os hormônios peptídicos apresentam 3 a 2.000 resíduos de aminoácidos, podendo ser pequenas proteínas, polipeptídios ou aminas polipeptídicas a maioria dos hormônios endócrinos pertence a essanatureza. Os hormônios esteroides têm como estrutura química básica a molécula do colesterol, que é um esteroide típico, sendo exemplos desse tipo de hormônios os produzidos pelo córtex suprarrenal e os hormônios sexuais. Os hormônios derivados de aminoácidos ou fenótipos são sintetizados a partir da tirosina e a essa classe pertencem os hormônios catecolaminérgicos e os hormônios tireoidianos”(CORTEZ, et.al.2008 p113).

1.3 MECANISMOS DE AÇÃO HORMONAL

Ao serem liberados no plasma sanguíneo, os hormônios são conduzidos ate seu órgão-alvo. Existem dois mecanismos gerais de ação de hormônios: por ativação do sistema do AMP cíclico da célula-alvo, ou por ativação dos genes.
O sistema do AMP cíclico corresponde a “molécula citoplasmática que inicia a ativação enzimática indutora das...
tracking img