Sistema digestorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

As partes principais do aparelho digestivo. Ele que transforma os alimentos em nutrientes para o corpo. O tubo digestivo é, na verdade, uma longa passagem desde a boca até o ânus. Vários outros órgãos, como o pâncreas e o fígado, ajudam no processo de digestivo. O tubo digestivo e todos os outros órgãos, juntos, formam o sistema digestivo.A digestão é um processo. À medida que osalimentos passam pelo aparelho eles vão, numa série de estágios sendo decompostos.

Boca: A boca é a primeira parada, alguns alimentos são cortados, picados amassados ou cozidos antes de serem ingerido. Já outros são crus. A boca dá conta de todas essas diferentes forma de alimento. É nela que começam os processos físicos e químicos da digestão. Alguns alimentos são muito secos, enquanto mastiga, asaliva mistura-se com eles. A saliva é um fluido aquoso(que contém água) produzido por glândulas presentes na boca, aguda a amaciar e lubrificar o alimento, preparando-o para ser deglutido. A função dos dentes é morder e mastigar. Eles cortam e amassam os alimentos, tornando-o mais fácil de ser engolido. Cada dente está coberto por uma camada de esmalte, a mais dura substância do corpo.

Há 4tipos de dentes, cada um tem sua função. Os 8 dentes da frente(2 em cada lado, nos maxilares superior e inferior) chama-se incisivos, que são próprios para morder e cortar pedaços de alimentos.junto com o incisivos estão 4 longos caninos, próprios para rasgar o alimento. Atrás deles há 8 pré-molares, que amassam e esmagam a comida. Na parte de trás da boca estão 12 molares, que trituram e mastigam.São esses os 32 dentes de um adulto.

Já os bebês têm um total de 20 dentes” de lente”, nos primeiros anos de vida. Ele depois caem e são substituídos pelos dentes permanentes. Outras partes da boca também participam do processo de mastigação do alimento. A língua empurra os alimentos, de modo que possamos cortá-los e, mastigá-los totalmente.

Faringe: é um canal musculomembranoso, situadoatrás das fossas nasais e da boca, que termina inferiormente na laringe e na traquéia, por um lado e no outro esôfago por outro.

Esôfago: o esôfago é a segunda principal região do tubo digestivo. Trata-se de um tubo muscular com cerca de 25 cm de comprimento, localizado atrás da traquéia, ligando a garganta ao estômago. Quando engolimos, a língua empurra uma certa quantidade de alimento para ofundo da boda, fazendo-a entrar na parte superior da garganta, a faringe.quando isso acontece, o topo da traquéia sobe e uma pequena aba, a epiglote, dobra-se, provocando o fechamento de sua entrada.isto impede que o alimento entre em caminho errado. Na base do esôfago há uma espécie de válvula muscular chamada esfíncter, que normalmente fica bem fechado. Quando chega o alimento, a válvula se abre e odeixa passar para o estômago, voltando a se fechar imediatamente depois. Esse sistema impede que o invada a parte mais baixa do esôfago.

Para colocar nos slides: o esôfago atravessa o tórax comprimindo-se entre os pulmões e os brônquios, o coração e seus principais vasos sanguíneos. O alimento tem de ser fortemente impulsionado para passar por todas essas partes e entrar no abdômen.

Oestômago: o estômago é uma bolsa em forma de J, muito resistente e musculosa. Quando esta quase vazio, tem cerca de 0,5 L de volume. Pode se expandir facilmente, de modo a conter uma refeição média, com o volume de 1,5L mas pode se expandir até duas vezes isso para acomodar uma refeição maior.os músculos do esôfago se contraem fortemente em ondas peristálticas para comprimir e esmagar o alimento, jámastigado na boca.o esôfago se une ao estômago perto da sua parte superior larga, chamada fundo ou região fúndica. A parte inferior, o piloro, revolve vigorosamente os alimentos e é onde ocorrem os principais processos digestivos.

Para colocar no slides: na parte externa, o estômago tem faixas de músculos em volta do seu revestimento. Do lado de dentro , o revestimento é dobrado em cavidade e...
tracking img