Sistema digestorio dos animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (643 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DIGESTORIO REPTÉIS
O sistema digestivo apresenta uma boca marginada por dentes tipicamente cônico e implantados em alvéolos.
Nas cobras os ossos das mandíbulas estão soltos, podendo moverlivremente uns em relação aos outros. O céu da boca tem dentes inclinados para trás, tal como as mandíbulas, o que permite segurar a presa enquanto está engolindo.
Em cobras venenosas existemas presas, dentes longos e ocos, capazes de injectar veneno ao morder. As presas podem ser fixas (Naja e cobras marinhas) ou estar recolhidas para trás quando não estão em uso (cascavéis e víboras) mas emambos os casos existe sempre um par de substituição logo atrás. 
O veneno das cobras tem toxidade variada, alguns neurotóxicos (como o da Najaafectam o sistema nervos e os centros respiratórios) ouhemotóxicos (como o das cascavéis e víboras, destrói as paredes dos capilares e os glóbulos vermelhos). Os lagartos não produzem veneno, embora a mordida de muitos deles (principalmente os de maiorporte, como os dragões do Komodo) possa ser altamente infecciosa. A única excepção para esta regra é o monstro Gila, o único lagarto que produz veneno (altamente mortal para o Homem). 
O peritoneu demuitos lagartos de zonas desérticas é preto, impedindo a passagem de radiações U.V. potencialmente mutagênicas.

SISTEMA DIGESTORIO ANFÍBIOS
Na fase adulta, que ocorre no ambiente terrestre, osanfíbios são carnívoros. Alimentam-se de minhocas, insetos, aranhas, e de outros vertebrados.
A língua, em algumas espécies de anfíbios é uma das suas características adaptativas mais importantes. Os saposcaçam insetos em pleno voo, utilizando a língua que é presa na parte da frente da boca e não na parte mais interna. Quando esticada para fora da boca, a língua desses animais alcança uma grandedistância, além de ser pegajoso, outro fator facilitador na captura da presa.
Possuem estômago bem desenvolvido, intestino que termina em uma cloaca, glândulas como fígado e pâncreas. Seu sistema...
tracking img