Sistema de normalização contabilística proposto pela cnc enquanto referencial normativo em cabo verde

3458 palavras 14 páginas
TOC 111 - Junho 2009

C

ONTABILIDADE

Sistema de Normalização Contabilística proposto pela CNC enquanto referencial normativo em Cabo Verde
Por Cristina Gonçalves e Joaquim Sant´ana Fernandes

Cabo Verde adoptou uma estratégia de convergência com o sistema contabilístico português. Para as empresas que operam naquele país, as vantagens são óbvias: reduzem-se os custos administrativos associados à preparação e apresentação das demonstrações financeiras e é facilitada a mobilidade dos técnicos de contabilidade entre a sede e as filiais.

O

Sistema de Normalização
Contabilística (SNC), proposto pela Comissão de
Normalização Contabilística (CNC), quando entrar em vigor, substituirá o actual normativo contabilístico nacional (1) que é de aplicação obrigatória, excepto nos casos em
Cristina Gonçalves
Docente na Escola Superior de que compulsivamente, ou por opGestão, Hotelaria e Turismo da
Universidade do Algarve ção, as entidades apliquem as NorVogal do Conselho Técnico da mas Internacionais de ContabilidaCTOC de (NIC).
Como se sabe, a amplitude de divulgação de informações contidas num site é global. Neste sentido, esta proposta foi, em diferentes momentos, divulgada no site da CNC, com o duplo objectivo de difundir o projecto e permitir que os interessados o comentassem.
Joaquim Sant’ana Fernandes
Docente na Escola Superior
Neste artigo pretendemos apresentar de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve o normativo contabilístico adoptado por Cabo Verde que se fundamenta na proposta do SNC feita pela CNC e já submetida ao Governo para apreciação, em 2007.

O porquê do Sistema de Normalização
Contabilística
Com a globalização dos negócios as empresas passaram a operar em vários mercados. Um dos efeitos da globalização traduz-se, nomeadamente, na possibilidade de as empresas cotadas poderem financiar-se em diferentes mercados bolsistas. Uma empresa que pretenda ter valores cotados numa determinada bolsa

Relacionados

  • Trabalhos academicos
    3628 palavras | 15 páginas
  • comunicaçoes expressoes
    453 palavras | 2 páginas
  • Snc – estrutura conceptual
    26577 palavras | 107 páginas
  • Calçado
    81727 palavras | 327 páginas