Sistema de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Software Livre.
Software Livre, ou Free Software, foi criada pela Free Software Foundation, é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. Seu código fonte é aberto.
Como funciona.
O Software Livre como movimento organizado teve início em 1983, quando Richard Stallman deu início ao projeto GNU e, posteriormente, à Free SoftwareFoundation. Software Livre se refere à existência simultânea de quatro tipos de liberdade para os usuários do software livre, definidas pela Free Software Foundation.
* As quatro liberdades básicas associadas ao software livre são:

* A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.

* A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Acessoao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

* A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.

* A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie.
Você deve também ter a liberdade de fazer modificações e usá-las privativamente no seu trabalho ou lazer, sem nem mesmomencionar que elas existam. Se você publicar as modificações, você não deve ser obrigado a avisar a ninguém em particular, ou de nenhum modo em especial.
A liberdade de utilizar um programa significa a liberdade para qualquer tipo de pessoa física ou jurídica utilizar o software em qualquer tipo de sistema computacional, para qualquer tipo de trabalho ou atividade, sem que seja necessário comunicarao desenvolvedor ou a qualquer outra entidade em especial.
Portanto, acesso ao código-fonte é uma condição necessária ao software livre. Para que essas liberdades sejam reais, elas tem que ser irrevogáveis desde que você não faça nada errado; caso o desenvolvedor do software tenha o poder de revogar a licença, mesmo que você não tenha dado motivo, o software não é livre.

Vantagens eDesvantagens do Software Livre.
Uma importante característica do software livre é o compartilhamento de código-fonte. Esse compartilhamento pode simplificar o desenvolvimento de novas aplicações, que não precisam ser programadas a partir do zero. Essa vantagem tem impacto significativo na redução de custos e na diminuição da duplicação de esforços .
Além disso, o compartilhamento se refere à possívelmelhoria na qualidade devido ao maior número de desenvolvedores e usuários envolvidos com o software. Um maior número de desenvolvedores é capaz de identificar e corrigir mais bugs (falhas) em menos tempo e um número maior de usuários gera situações de uso e necessidades variadas. É esperado que o desenvolvedor seja mais cuidadoso com o seu trabalho pois sabe que a sua produção será avaliada poroutros profissionais e possivelmente terá reflexos em sua carreira profissional.
Do ponto de vista econômico, o software livre promove o estabelecimento de vários fornecedores com base no mesmo software. A competição entre fornecedores traz vantagens aos usuários, como melhorias nos serviços de suporte e redução nos preços de pacotes (manuais, CDs, etc). Cerca de 80% do dinheiro gasto comsoftware pelas empresas são voltados para aplicações personalizadas e treinamento [1]. Esse modelo de negócio (suporte e venda de pacotes) incentiva o surgimento de pequenas empresas que podem atender os mercados locais e consequentemente redução da dependência de empresas estrangeiras.
A pouca experiência do mercado em lidar com o software livre e o próprio fato do software ser, em geral, gratuito,podem gerar dúvidas sobre a viabilidade econômica ou a qualidade do software. Estes conceitos estão sendo revertidos aos poucos. As empresas estão percebendo que é mais vantajoso aprimorar/contribuir com o software livre do que investir na construção de um novo software similar e proprietário.
Principais Fundações ligadas ao Software Livre
* Apache Software Foundation.
* Eclipse...
tracking img