Gestao por competencias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PP

DE

GESTÃO DE COMPETÊNCIA 1

TEMAS: MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

GESTÃO DE PESSOAS BASEADAS EM COMPETÊNCIAS


CURSO: Administração

Gestão de pessoas baseadas em competências


A forma como as organizações efetuam a gestão de pessoas passa por grandes transformações em todo o mundo. Essas transformações vêm sendo causadas pela inadequação das formas tradicionais degestão de pessoas para atender às necessidades e expectativas das empresas e das pessoas. As formas tradicionais estão ancoradas no controle como referencial para encarar a relação entre pessoas e organização, um referencial com ranço taylorista/fordista.
A falência das formas tradicionais para encarar a gestão de pessoas foi motivada por um conjunto de pressões que emergiu durante a década de 60e consolidou-se no início dos anos 80. Essas pressões provêm de duas fontes. A primeira fonte geradora de pressão é o ambiente onde a organização se insere. Os processos de globalização, a turbulência crescente, a maior complexidade das arquiteturas organizacionais e das relações comerciais, a exigência de maior valor agregado dos produtos e serviços levaram as organizações a necessitarem de maiorflexibilidade, maior velocidade de resposta, dificuldade de estruturação das ocorrências internas e o enfretamento de situações inusitadas e de crescente complexidade. A partir daí as organizações passam a necessitar de pessoas mais autônomas e com maior iniciativa, bem diferente do perfil exigido até então, de obediência e submissão, e, na medida em que o processo decisório é cada vez maisdescentralizado, fica mais sensível ao nível de comprometimento das pessoas com os objetivos e estratégias organizacionais. Podemos dizer que o grande desafio da gestão de pessoas atualmente é o de gerar e sustentar o comprometimento das pessoas e isso só é possível se as pessoas perceberem que sua relação com as organizações lhes agrega valor. A segunda fonte é o ambiente interno. As organizaçõestornam-se cada vez mais dependentes das pessoas quanto mais necessitam de flexibilidade e de velocidade decisória e, por decorrência, mais dispostas a atender as expectativas e necessidades das mesmas. As pessoas que estabelecem algum tipo de relação de trabalho com a organização, por seu lado, procuram satisfazer um novo conjunto de necessidades tais como: maior espaço para desenvolvimentoprofissional e pessoal, manutenção da competitividade profissional, exercício da cidadania organizacional etc, pressionando as organizações a se estruturarem para atendê-las.
Ambas fontes de pressão se influenciam mutuamente e desde dos anos oitenta exigem uma revisão de conceitos, premissas, técnicas e ferramentas para a gestão de pessoas. Essa exigência aliada a crescente importância das pessoas para aconstrução e manutenção de diferenciais competitivos para a organização originaram uma maior atenção à gestão de pessoas. Desde dos anos 80 fala-se da necessidade de rever a forma de gestão de pessoas e repensar conceitos e ferramentas de gestão. Apesar disso, pouca coisa foi proposta ao longo dos anos 80, somente a partir dos anos 90 é que surgem propostas mais concretas de mudança e começamosobservar resultados positivos em novas formas de gerir pessoas.  Ao alinharmos essas experiências positivas pudemos observar a existência de um novo conjunto de premissas e conceitos que explicavam melhor a relação entre organização e pessoas e ao traduzirmos a realidade com maior fidelidade é possível geri-la com efetividade.
Pudemos verificar que os referenciais conceituais de competência,complexidade e espaço ocupacional, quando utilizados e conjunto, têm a capacidade de explicar a realidade da gestão de pessoas em organizações bem sucedidas. Esses referenciais conceituais serão trabalhados a seguir.


Competências: desenvolvimento e conhecimento


A competência é compreendida como um saber ou fazer qualquer coisa bem. Em termos organizacionais a competência concentra-se na...
tracking img