Sistema de gestao de conteudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE GESTÃO DE CONTEÚDO



Ckemerom Alves Martins Ferreira

Profª.Roselena
Faculdade Metropolitana de Marabá
Engenharia Civil (ENC-22) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
04 / 05 / 2012
RESUMO


Este trabalho fala sobre o CMS (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo). Seu conteúdo foi elaborado com oobjetivo de esclarecer suas funcionalidades e benefícios obtidos com o uso de suas ferramentas, que são muito utilizadas na atualidade. Como exemplo de algumas dessas ferramentas, iremos destacar o Joomla e Drupal. Serão abordadas algumas de suas características e funcionalidades para criação e administração de sites, o será bastante válido para o desenvolvimento web.


Palavras-chave: CMS;Joomla; Drupal.


1 INTRODUÇÃO


Com o objetivo de integrar ferramentas necessárias para criar, gerir conteúdos em tempo real, sem necessidade de programação de código, foi criado o Sistema de Gestão de Conteúdo (em inglês Content Management Systens - CMS), para estruturar, e facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. Sua característica principalé a grande quantidade de funções presentes.

O CMS pode ser considerado como o “um esqueleto” de website pré-programado, com recursos fundamentais de administração e manutenção já prontamente disponíveis. É um sistema que torna capaz a criação, armazenamento e administração de conteúdos de forma dinâmica, por meio de uma interface via internet.

Inicialmente, os Sistemas Gerenciadores deConteúdo foram desenvolvidos internamente nas empresas, e foram criados porque a forma tradicional de se criar e administrar páginas da internet possuía várias limitações. Um CMS permite a uma empresa total autonomia sobre um determinado conteúdo e a evolução da sua presença na internet, sem a necessidade da assistência de terceiros ou empresas especializadas para manutenções de rotina. Cada membrode sua equipe pode gerir o seu próprio conteúdo, diminuindo os custos com recursos humanos.


2 JOOMLA

É um Sistema Gerenciador de Conteúdo escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL. Foi criado originalmente a partir do código fonte do CMS Mambo 4.5.2. O Joomla é um projeto de código aberto.

A primeira edição do CMS Joomla 1.0.0, foi anunciada emsetembro de 2005. Era o Mambo 4.5.2.3 com alguns bugs e falhas de segurança de nível moderado corrigidos.

Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade de conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro. O Joomla oferecenativamente uma grande quantidade de recursos que podem ser utilizados de imediato, bastando para isto selecioná-los e configurá-los no menu de extensões.


2.1 COMPONENTES

Os componentes são aplicações prontas que executam uma ou mais funcionalidades e a sua apresentação normalmente é feita na área principal central do site. Como exemplo de componente nativo do Joomla temos o componente “Frontpage”,responsável por apresentar os artigos na página inicial do site. Outro exemplo, que necessita ser instalado, é uma galeria de imagens, onde normalmente é possível criar várias categorias e dentro de cada uma postar imagens, fotos, etc.


2.2 MÓDULOS

Módulos são pequenos pedaços de código com funcionalidade específica, normalmente apresentados nas áreas periféricas a área central do site,tipo lateral esquerda, lateral direita, cabeçalho, etc. Como exemplo do módulo nativo temos os menus, o formulário de login, enquetes, banners, entre outros.

Uma galeria de imagem, apesar de normalmente ser um componente, pode possuir módulos específicos, que também precisam ser instalados, como por exemplo, exibir na página inicial do site ou em qualquer página, as fotos mais vistas das...
tracking img