Socarnes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERCIDADE PRIVADA DE ANGOLA
‘UPRA’
CAMPUS DO LUBANGO
TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO DA DISCIPLINA DE ANALISE FINANCEIRA DOS DISCENTES DO QUARTO ANO DE GESTÃO E CONTABILIDADE








DOCENTE: FÁTIMA FARO



INDESE




1-INTRODUCÃO
2-HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
3-ORIGEM
3.1-PERÍODO MODERNO
3.2- PERÍODO CIENTIFÍCO
4- IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE
5- OBJECTIVO DACONTABILIDADE
6- TIPOS DE CONTABILIDADE
7-CONCLUSÃO
8-BIBLIOGRAFIA


INTRODUÇÃO
O presente trabalho, insere-se no âmbito da disciplina de Análise de Financeira do 4º ano do curso de gestão e contabilidade da universidade privada de Angola, a cargo do professora Fátima Faro. Foi-nos proposto, a elaborar um estudo sobre a importância, Origem e os tipos de contabilidade.
Aspectos que focamos nodecorrer do trabalho, pelo que tentamos descrever de uma forma resumida ao máximo possível dos temas propostos na disciplina que com a evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-secomo uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.
Com a característica de uma ciência social aplicada, a contabilidade deve evoluir de acordo com as necessidades de informações demandadas pelos seus usuários. Para cumprir esta missão, ela deve buscar continuadamente ser um sistema de informações que atenda as mais variadas necessidades e interesses de seus usuários.Para isso, a contabilidade, em sua forma mais actual, subdivide-se nas seguintes áreas: financeira, gerências, de custos, social e ambiental. Também actua fortemente na área que controla para suprir uma necessidade específica de controlo e informações que podem ser utilizados tanto por pequenos negócios
Como por grandes corporações mundiais. Neste sentido, objectiva-se com o presente estudodescrever a evolução da contabilidade ao longo de sua existência

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
A contabilidade é definida como a ciência que estuda o património, isto é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Por outras palavras, podemos dizer que a contabilidade é uma técnica de gestão que tem como finalidade a determinação da situação patrimonial das empresas e dos seus resultados.O seu surgimento, pode ser explicado pela necessidade de suprir limitações; e num primeiro momento, deu-se devido ao espírito de capitalistas que exigia um controle e acompanhamento da riqueza patrimonial, ainda no século XIII, a partir de então a contabilidade foi adquirindo no decorrer do século XIX, carácter científicos, baseado nos raciocínios.
Neste período não havia uma separação entre oproprietário e o gerente da entidade.
A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registos do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
A actividade de troca e venda dos comerciantes semíticos requeria o acompanhamento das variações de seusbens quando cada transacção era efectuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registos ou relatórios sobre o fato. Mas as cobranças de impostos, na Babilónia já se faziam com escritas, embora rudimentares. Um escriba egípcio contabilizou os negócios efectuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores,preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses; tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume, requerendo registos.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registos a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
Com o surgimento das primeiras...
tracking img