Sistema computacional e operacional.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1325 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

  A comunicação de um dispositivo com o sistema computacional é feita por intermédio do envio de sinais, por um cabo ou até mesmo pelo ar. A Comunicação do dispositivo com a máquina é feita a partir de um ponto de conexão chamado de porta. O meio (conjunto de fios) usado por um ou mais dispositivos para conexão com o computador é chamado de barramento (ou via de dados). Para cadabarramento é definido um protocolo que especifica um conjunto de mensagens que podem ser enviadas pelos fios. Essas mensagens são transmitidas usando-se padrões caracterizados pela aplicação de voltagens elétricas aos fios durante determinados intervalos de tempo. Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima), é necessário que o computador tenha um programachamado Sistema Operacional.O SO (abreviação para substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado, ou seja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamente iniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador. Com base nessas informações, nosso objetivo é mostrar cada funcionalidade dos sistemas computacional e operacional.Conceito Sistema Computacional

Um sistema computacional (ou baseado em computador) é aquele que automatiza ou apóia a realização de atividades humanas através do processamento de informações, em outras palavras consiste num conjunto de dispositivos eletrônicos (hardware) capazes de processar informações de acordo com um programa (software).

Estrutura
Sua estrutura baseada em computadoré caracterizada por alguns elementos fundamentais.
* Hardware
* Software
* Informações
* Usuários
* Procedimentos ou Tarefas
* Documentação

O hardware corresponde às partes eletrônicas e mecânicas (rígidas) que possibilitam a existênciado software, o armazenamento de informações e a interação com o usuário. A CPU, as memórias primária e secundária, os periféricos, os componentes de redes de computadores, são exemplos de elementos de hardware. Um único computador pode possibilitar a existência de diversos sistemas e um sistema pode requisitar diversos computadores.
O software é a parte abstrata do sistema computacional quefunciona num hardware a partir de instruções codificadas numa linguagem de programação. Estas instruções permitem o processamento e armazenamento de informações na forma de dados codificados e podem ser controladas pelo usuário. Este controle, bem como a troca de informações entre o usuário e o sistema é feita através da interface de usuário, composta por hardware e software.
A informação é umcomponente fundamental nos sistemas baseados em computador. Por isto eles podem também ser chamados de sistemas baseados em informação. Sistemas processam e armazenam dados que são interpretados como informações pelos usuários através da interface. São os dados que representam elementos do domínio que tornam o sistema útil para os usuários.
Os usuários são também elementos centrais no desenvolvimento deum sistema baseado em computador. As metas de cada usuário, de acordo com o papel que cada um desempenha no domínio, devem poder ser satisfeita pelo sistema.
As tarefas ou procedimentos compreendem as atividades que o sistema realiza ou permite realizar. As tarefas caracterizam a funcionalidade do sistema e devem permitir aos usuários satisfazer as suas metas. Elas devem estar de acordo comos processos da organização (ou do negócio).
A documentação do sistema envolve os manuais de usuário, que contém informações para o usuário utilizar o sistema (documentação do sistema) que descrevem a sua estrutura e o funcionamento. Estes últimos são fundamentais durante o desenvolvimento do sistema para a comunicação entre a equipe de desenvolvimento e para a transição entre as suas diversas...
tracking img