Sistemas opewracionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina Fundamentos de Sistemas Operacionais .



Santo André, 27 de Março de 2012
Etapa 1
Funções Básicas dos Sistemas Operacionais
Um sistema operacional possui inúmeras funções, mas antes de começar o estudo dos conceitos e dos seus principais componentes é importante saber primeiramente quais são suas funções básicas. Nesta introdução, as funções de um sistema operacional sãoresumidas em duas, descritas a seguir:
* Facilidade de acesso aos recursos do sistema
Um computador ou sistema computacional possui diversos dispositivos, como monitores de vídeo, impressoras, unidades de CD/DVD, discos e fitas magnéticas. Quando utilizamos um desses dispositivos, não nos preocupamos com a maneira como é realizada esta comunicação e os inúmeros detalhes envolvidos nas operaçõesde leitura e gravação.
Para a maioria dos usuários, uma operação como a leitura de um arquivo em disco pode parecer simples. Na realidade, existe um conjunto de rotinas específicas, controladas pelo sistema operacional, responsável pelo acionamento do mecanismo de leitura e gravação da unidade de disco, posicionamento na trilha e setor corretos, transferência dos dados para a memória e,finalmente, informar ao programa a conclusão da operação.
Cabe, então, ao sistema operacional, servir de interface entre os usuários e os recursos disponíveis no sistema computacional, tornando esta comunicação transparente, além de permitir um trabalho mais eficiente e com menores chances de erros. Este conceito de ambiente simulado, criado pelo sistema operacional, é denominado máquina virtual e estápresente na maioria dos sistemas modernos.

É comum pensar-se que compiladores, linkers, bibliotecas, depuradores e outras ferramentas fazem parte do sistema operacional, mas, na realidade, estes recursos são apenas utilitários, destinados a facilitar a interação do usuário com o computador.
* Compartilhamento de recursos de forma organizada e protegida
Em sistemas onde diversos usuárioscompartilham recursos do sistema computacional, é necessário controlar o uso concorrente desses recursos. Se imaginarmos uma impressora sendo compartilhada, deverá existir algum tipo de controle para que a impressão de um usuário não interfira nas dos demais.
Novamente é o sistema operacional que tem a responsabilidade de permitir o acesso concorrente a esse e a outros recursos de forma organizada eprotegida. O compartilhamento de recursos permite, também, a diminuição de custos, na medida em que mais de um usuário pode utilizar as mesmas facilidades concorrentemente, como discos, impressoras, linhas de comunicação etc.
Não é apenas em sistemas multiusuário que o sistema operacional é importante. Se pensarmos que um computador pessoal nos permite executar diversas tarefas ao mesmo tempo,como imprimir um documento, copiar um arquivo pela Internet ou processar uma planilha, o sistema operacional deve ser capaz de controlar a execução concorrente de todas essas atividades.
Funções/Responsabilidades de um Administrador de Sistemas
Administradores de Sistemas administram ambientes computacionais, definindo parâmetros de utilização de sistemas, implantando e documentando rotinas eprojetos e controlando os níveis de serviço de sistemas operacionais, banco de dados e redes.
Fornecem suporte técnico no uso de equipamentos e programas computacionais e no desenvolvimento de ferramentas e aplicativos de apoio para usuários, orientam na criação de banco de dados de sistemas de informações geográficas, configuram e instalam recursos e sistemas computacionais, gerenciam a segurançado ambiente computacional.
Podem aplicar geotecnologia em sistemas computacionais.
Algumas das principais funções/responsabilidades do Administrador de Sistemas são:
* Diagnosticar erros no sistema;
* Instalar e dar manutenção aos diferentes sistemas;
* Programação de scripts e programa de pouca complexidade;
* Realizar cópias de segurança (backup) de dados importantes;
*...
tracking img