Sismos ou terremotos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Ciência Naturais

Título do Trabalho: Sismos ou Terramotos

-------------------------------------------------
ÍNDICE
1. -------------------------------------------------
Introdução … 4
2. -------------------------------------------------
Placas deslizantes …. 8
3. -------------------------------------------------
Falhas …. 9
4.-------------------------------------------------
A provocar ondas …. 13
5. -------------------------------------------------
A localizar a origem do terramoto … 15
6. -------------------------------------------------
A medir a magnitude e a intensidade… 15
7. -------------------------------------------------
Como agir em caso de terramotos … 20
8. -------------------------------------------------
Estruturasinteligentes … 21
9. -------------------------------------------------
Os dez maiores tremores de terra … 23
10. -------------------------------------------------
Bibliografia … 25
-------------------------------------------------

1. Introdução
Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas,de actividade vulcânica, ou por deslocamentos de gases no interior da Terra, principalmente metano. O movimento é causado pela liberação rápida de grandes quantidades de energia sob a forma de ondas sísmicas.
Basicamente, um sismo é a ocorrência de uma fractura subterrânea. Em que as ondas sísmicas geradas propagam-se por toda a Terra.
Os grandes sismos são popularmente designados também porterramoto. No entanto, este termo aplica-se apenas a grandes sismos, sendo que para os pequenos se costuma usar abalo sísmico ou tremor de terra. Se um sismo abala zonas não habitadas nunca é usado o termo "terramoto", mesmo que seja de grande intensidade, enquanto que se abalar zonas habitadas, for sentido e tiver efeitos catastróficos é costume usar também o outro termo, fora de contextoscientíficos e da área de protecção civil.
Quando a Terra treme...
Factos como estes acontecem em alguns países com muita frequência e com maior ou menor intensidade. São os sismos ou mais popularmente conhecidos como terramotos, que são tremores que ocorrem na Terra e podem durar alguns segundos ou minutos. Mas a maioria das vezes são intensos o que pode causar a destruição de cidades inteiras.
Oscontinentes sobre placas deslizantes...
Os cientistas descobriram que os terramotos e outros fenómenos naturais, ocorrem pelo deslizamento de blocos rígidos que formam a crusta terrestre, chamados de placas, mais especificamente, placas tectónicas. Essas placas se movimentam lentamente e interagem entre si. O movimento é lento e normalmente não percebemos, mas quando essa movimentação provoca umafractura até uma certa profundidade, existe a propagação de ondas fortes, formando os terramotos.
Alguns países estão mais favoráveis a ocorrência de terramotos como o Irão, Turquia, Japão e Estados Unidos, isso porque estão localizados sobre duas ou mais placas tectónicas.
E o tsunami…
Quando o deslocamento de duas placas tectónicas ocorre no fundo do mar o "estrago" também é grande... É ochamado "tsunami", palavra que deriva do japonês - tsu (porto) e nami (onda). Neste caso o movimento das placas interrompe o equilíbrio da água e formam-se ondas gigantes, podendo chegar a 10 metros de altura, tamanho suficiente para destruir as cidades costeiras.
Até muito recentemente, os cientistas tinham apenas suposições sobre o que realmente causava os terramotos. Mesmo hoje, ainda há umacerta dose de mistério que os rodeia, mas os cientistas já têm um entendimento muito mais claro do fenómeno.
Houve um enorme progresso no século passado: os cientistas identificaram as forças que causam os terramotos e desenvolveram uma tecnologia que nos informa a magnitude e a origem de um terramoto. O próximo passo é encontrar uma forma de prever os terramotos, para que eles não apanhem as...
tracking img