Clima e cultura organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Camillo Filho - ICF
2008
 
 
 
Capital Intelectual
Quando falamos da palavra Capital, pensamos em valores, em recursos. Na empresa a palavra capital é representada pelo conjunto de elementos que o proprietário da empresa possui para iniciar suas atividades. Este capital pode ser dinheiro, imóveis, veículos, promissórias a receber, etc.
O Capital é de extrema importância quandose deseja abrir uma empresa, ele será o recurso inicial para a sua constituição e formação, podendo ser composto de capital de terceiros quando constitui a parte da empresa que deve a terceiros e capital próprio que poderão ser originados de duas fontes: recursos do proprietário sendo denominado de capital inicial e o capital proveniente do crescimento da empresa que seriam os lucros, e futuramenteesses lucros seriam transformados em reservas.
Devido a sua grande representatividade nas empresas o Capital Intelectual não deve ser subestimado e nem utilizado de forma ineficiente, acarretando em um gerenciamento ineficaz mas, investido, incentivado para assim trazer à empresa bons negócios e melhor rentabilidade.
Aplicação do conhecimento vem impactando, sobremaneira, o valor dasorganizações, pois a materialização da utilização desse recurso, mais as tecnologias disponíveis e empregadas para atuar num ambiente globalizado, produzem benefícios intangíveis que agregam valor às mesmas.
Se já sabemos o que é capital e associarmos à palavra intelectual, podemos perceber que são recursos gerados pelas empresas através do intelecto das pessoas. Mas, a definição de Capital Intelectualabrange vários elementos intangíveis, além do próprio Capital Humano.
Para que exista o Capital Intelectual, ou seja, para que ele seja produzido precisamos de três fatores ocultos que os autores Edvinsson e Malone (1998:9) relacionam como:
Capital humano: composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e a filosofia da empresa.Capital estrutural : inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados patentes, marcas registradas e tudo o mais que apóia a produtividade dos empregados.
Capital de clientes : envolve o relacionamento com clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização. 2.

 
Conforme Maria Thereza Pompa Antunes (2000:82):
Segundo a visão dos economistas, o ser humano éconsiderado capital por possuir capacidade de gerar bens e serviços, por meio do emprego, de sua força de trabalho e do conhecimento, constituindo-se em importante fonte de acumulação crescimento econômico”.
O conhecimento passa a ser muito importante e o Capital Intelectual surge como um forte aliado nas organizações independente do seu porte: pequeno, médio ou grande. Gerando fonte de recursosimprescindíveis para o bom desenvolvimento de uma empresa, a criatividade e tecnologia aliada ao conhecimento faz com que o ativo da empresa possa crescer surpreendentemente através do Capital Intelectual.
Com a globalização o mercado se tornou mais competitivo e torna-se mais exigente cobrando das empresas a obtenção de melhores produtos para satisfazer suas necessidades, aumentando assim aconcorrência, em busca dos melhores produtos e melhores preços.
O processo de globalização origina-se do avanço gerado através da tecnologia de informação e das telecomunicações, produzindo um impacto no ambiente das organizações. Esse uso constante da informação, torna cada vez maior a necessidade de empresas se atualizarem, e o conhecimento a peça fundamental para bons resultados.
Um grande problemaenfrentado pelas empresas que utilizam conhecimento relacionado com alta tecnologia são os altos custos com pesquisas e desenvolvimento. Segundo Paulo Schimidt e José Luiz dos Santos (2002:175):
Pode-se perceber que a capacidade de adaptação das entidades às mudanças está mais relacionada com a administração dos recursos intelectuais do que com a coordenação do esforço físico dos empregados...
tracking img