Sipat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Este trabalho irá apresentar a SIPAT que é uma semana de palestras, voltada para a segurança, nos canteiros de obras na Indústria da construção Civil. Ela tem por objetivo conscientizar os trabalhadores sobre os perigos que eles estão sujeitos no local de trabalho.
Será apresentado um cronograma com as palestras a serem apresentadas ao longo da semana, e o principal foco de cadauma delas.

Cronograma

Cipa
Segundo a legislação trabalhista as empresas também devem criar uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) que tem como outras atribuições além da organização da SIPAT, desenvolver ações para a prevenção de acidentes e doenças, preservando a saúde dos trabalhadores. Esta comissão é constituída por representantes do empregador e dos empregados
SipatA sigla SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.
A SIPAT é uma semana voltada à prevenção de acidente do trabalho de doenças ocupacionais. É obrigatório para todas as comissões internas de prevenção de acidentes do trabalho e deve ser realizada pelo menos uma vez por ano.
Durante a semana são realizadas atividades envolvendo os empregados com o objetivo depromover a conscientização, em geral com foco em um tema definido anteriormente. Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras.

Palestras

Os 5 sentidos a favor da segurança:

A percepção do que acontece à nossa volta é essencial para que possamos associar o comportamento seguro ao nosso trabalho. Nossos cinco sentidos são os radaresnaturais que nos manterão longe dos riscos.
Todos os dias usamos os nossos 5 sentidos para interagir com o mundo à nossa volta. Através deles percebemos o que acontece ao nosso redor, e podemos nos antecipar aos riscos. A percepção adequada dos sinais que recebemos através destes sentidos pode ser um grande aliado na prevenção dos acidentes e na obtenção de uma melhor qualidade de vida.
Principalmentena Construção Civil, o olfato, o paladar, a audição, o tato, e a visão são de grande importância, pois eles podem nos livrar de acidentes, como por exemplo; ao sentir o cheiro de fumaça logo percebemos que em algum local esta queimando alguma coisa, ou até mesmo pode ser um incêndio em um local especifico, como no almoxarifado da obra, que então nos permite controlar esse fogo.
Mas esse e osoutros sentidos todos tem a sua hora, cada um nos priva de situações variadas, nos proporcionando mais segurança.

Trabalho limpeza:

É comum que exista entre os profissionais da construção civil apercepção de que canteiros de obra são locais destinados a serem sujas e desorganizadas, características determinadas pela natureza do processo produtivo.
A limpeza do canteiro não tem só por objetivodeixar o lugar limpo e organizado, mas também deixa-lo seguro. Muitas construtoras de hoje, não ligam para esse processo, que não só tem que acontecer, como deve acontecer, não se preocupando com a segurança dos funcionários que trabalham na obra. Mas a limpeza não deve, somente partir do proprietário da construtora tem que vir também de seus funcionários.
Limpeza e organização também é saúde esegurança, e o melhor meio de se passar isso a diante e começando por você.
Segurança é atitude:

A segurança não começa nos EPIs, nas normas, regras ou procedimentos. Ela começa nas nossas atitudes.
Empresas que já têm uma forte cultura de segurança em seu dia-a-dia, precisam sempre reforçar a questão da atitude dos colaboradores para manutenção dos bons resultados.

Identificar, perceber eneutralizar os riscos são atitudes essenciais para garantir que os investimentos realizados na área de segurança não se percam frente ao comportamento dos colaboradores que nas pequenas atitudes podemos consolidar ainda mais a cultura da segurança. Reflita sobre como suas atitudes têm contribuído para sua própria segurança e dos que estão à sua volta.
Hoje a uma infinidade de produtos que nos...
tracking img