Tecido epitelial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quais as principais diferenças histológicas existentes entre tecido epitelial e tecido conjuntivo? Descreva as características de tecido conjuntivo frouxo e de tecido conjuntivo denso. Dê exemplos de5 órgãos em que há presença de tecido epitelial além da pele.

R: Tecido Epitelial: A epiderme.
De origem ectodérmica, é formada por 5 camadas celulares diferenciadas. A sua espessura varia deacordo com a região do corpo, sendo mais espessa na palma das mãos e na planta dos pés. O tecido epitelial possui células extremamente unidas entre si e em comunicação uma com as outras.

Camadabasal: Também chamada de germinativa, sendo responsável pela renovação celular da pele, já quem tem intensa atividade mitótica que está em contato direto com a derme. As células da camada basal sãoprismáticas (achatadas) ou cubóides (em forma de cubo). Estima-se que a epiderme humana se renova a cada 20, 30 dias.

Camada espinhosa: Camada que se encontram as células funcionais da epiderme. Possuicélulas pavimentosas, de núcleo central. Essas células possuem feixes intermediários de queratina que participam da função de manter as células unidas e coesas, e oferecem resistência ao atrito.

Camadagranulosa: Formada por uma ou duas filas de células muito planas em que é possível apreciar alguns grânulos, nos quais é elaborada a queratina, a proteína fibrosa que garante à pele a sua peculiarconsistência. Embora estas células, durante a sua maturação, produzam queratina, em simultâneo vão igualmente perdendo o seu núcleo e os restantes elementos intracelulares, o que proporciona a perda dasua vitalidade.
Camada Lúcida: Apenas presente na pele das palmas das mãos e na planta dos pés, é constituída por uma ou duas filas de células planas e praticamente transparentes.

Camada córnea: Éa camada mais externa da epiderme, sendo formada por várias filas de células repletas de queratina que, entretanto, já perderam o seu núcleo e que não desempenham qualquer atividade vital, sendo...
tracking img