Sintese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A Autoestima se Constrói Passo a Passo”.
Lucia Moysés
(Papirus, 2001)

O livro é uma experiência de pesquisa de uma pedagoga e estudiosa que foi realizado sobre a influencia da autoestima em alunos da sétima e oitava série. Repetentes crônicos ou com dificuldades de aprendizagem. Fora da idade correta da série: 17 e 18anos. A autora conta no livro, sua experiência ao perceber a apatia dosalunos em relação à repetência eminente, a autora deixa claro sua surpresa “o fato de ter vivido uma história de fracasso deixaria marcas profundas na personalidade daqueles jovens”. A autora pergunta: “Como formar consciências críticas com alguém que não tem se quer consciência do seu valor intrínseco como pessoa?” (introdução, p. 14).

O autoconceito se inicia na infância, quando a criançacomeça a formar seus conceitos a respeito das coisas, do mundo e inclusive de si mesma.

Para Vygotsky, a formação desses conceitos começa com as relações sociais e com respostas que as crianças recebem do mundo externo relativamente as suas ações. Estas respostas podem ser verbais e não verbais e, em particular, quando a criança não domina a linguagem é não verbal. Estímulos: positivos enegativos: aplausos e incentivos, zangas e repreensões. “Após certo período de tempo e com a repetição desses padrões de comportamento, aquilo que surgiu como um processo interpessoal começa a ser incorporado à própria estrutura cognitiva da criança, tornando-se pessoal. Agora é ela mesma quem se aplaude diante do desafio realmente vencido ou se acabrunha ante o fracasso”(p. 20).Vygotsky: a reaçãoque cada criança terá é diferente – individualizada.
A autora fala também sobre o preconceito que percebe em alunas negras da escola “Observamos, nas enunciações dessas alunas explicitamente discriminadas, ao falarem de si próprias indícios de algumas vozes que circulam pela sala e, em meio a essas vozes, da voz que fala da perspectiva da discriminação”. (p. 109)

Assim nos tornamos os que osoutros enxergam de nós. Por isso o zelo acentuado que os professores devem ter com sua fala referente aos alunos neste período de suas vidas.
“A autoestima e o desempenho andam de mãos dadas” Pra muitos a escola é sinônimo de sofrimento (boca de farofa). (p.39) Fritz Heider: dois tipos de pessoas Tudo depende dela; Tudo depende do ambiente. Fatores variáveis e fatores invariáveis. Segundo Moysésa teoria explica o seguinte: “os alunos familiarizados com o sucesso assumem seus próprios desempenhos e aceitam a responsabilidade pelos seus próprios fracassos”. (p.41). Assim, quando esses alunos não conseguem êxito eles se esforçam mais, até conseguir, ao passo que os outros, quando não conseguem, desistem, pois é devido um fator externo que está acima da capacidade deles.

Alunos que temproblemas de autoestima geralmente tem um lócus de controle externo para o êxito e um lócus de controle interno para o fracasso. Ou seja, obtém existo graças a um fator externo (sorte, por exemplo), e fracassa graças ao fator interno (sua incapacidade, burrice, etc.). As alternativas são mudar o olhar, evitar as zombarias e críticas destrutivas, eles têm medo de tentar pois temem se deparar coma própria capacidade. “pode parecer absurdo, mas esses alunos sabotam o próprio êxito quando estão a ponto de atingi-lo”. (p.43).
Cada um tem seu ritmo de aprendizagem que não é respeitado pela escola, ou por falta de vontade, ou por falta de estrutura. Segundo Walz e Bleur sobre Evasão(1992), autoestima dos alunos que evadiram da escola comparada aos que ficaram. Os evadidos tinham níveisbem mais baixos. “A delinquência foi a forma encontrada por muitos deles para aumentar a autoestima” a baixa autoestima pode se tornar uma força poderosa na personalidade do jovem. “Marcada pela raiva e pela hostilidade, se transforma raro, em violência”. (p. 46 citação indireta).
Compensação da Autoimagem para se defender de uma autoimagem negativa, muitos jovens partem para a agressão....
tracking img