Grunge

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A cena grunge começou principalmente com duas bandas, o Soundgarden e o Green River, sendo este último considerado o grande pai do movimento.
Entretanto, foi a partir da separação do Green River que o grunge começou a fazer seus "encaixes", multiplicando bandas e encorpando o movimento.
Mark Arm e Steve Turner formaram o Mudhoney. Stone Gossard e Jeff Ament entraram para o já existente MotherLove Bone. Com a morte do vocalista do Mother Love Bone, Andrew Wood, os membros remanescentes resolveram gravar um tributo em sua homenagem. Para a empreitada foram escalados outros amigos: os músicos do Soundgarden e Eddie Vedder. O projeto recebeu o nome de Temple of the Dog e teve um resultado belíssimo, como seria esperado de uma reunião de talentos incontestáveis.
Daí para a formação doPearl Jam foi um pulo. O recém-chegado Vedder (vocal) uniu-se a Jeff Ament (baixo) e Stone Gossard (guitarra) e juntos recrutaram Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (bateria).
Outra grande banda que despontava era o Alice in Chains, formado por Layne Staley (vocal), Jerry Cantrell (guitarra), Mike Inez (baixo) e Sean Kinney (bateria). Formada como uma glam rock band em 87, foi seestruturando nas características do movimento e acabou sendo outro de seus maiores expoentes. Costuma-se dizer que o Alice in Chains foi a banda que teve o mundo aos seus pés e jogou tudo para o alto.
O Stone Temple Pilots foi outro grupo surgido na mesma época, sob as mesmas influências, apesar de ser de San Diego. Devido ao timbre de voz de seu vocalista Scott Weiland, a banda foi injustamenteconsiderada no início uma cópia do Pearl Jam. Entretanto, seu primeiro álbum, Core, é visivelmente mais pesado do que as melodias preferidas pela banda de Eddie Vedder. Justiça feita, o Stone Temple Pilots definiu sua importância, mas optou por caminhos diferentes. Os álbuns que vieram a seguir, igualmente excelentes, já se afastavam bastante da ideologia e temática grunge, com pitadas de blues e jazz emsua sonoridade.
O Screaming Trees, liderada por Mark Lanegan também fez parte da cena, mas não chegou a ser um nome tão bem sucedido comercialmente quanto os outros. Obviamente, os reais admiradores do grunge não deixaram de apreciar de perto o som da banda.
Outras bandas importantes foram The Melvins e TAD.
Após o Temple of The Dog, um segundo supergrupo de Seattle foi criado mas é aindamenos reconhecido, provavelmente porque os fãs do grunge ainda tentavam digerir a morte de Kurt Cobain. O Mad Season, que tinha em sua formação Layne Staley (Alice in Chains), Mike McCready (Pearl Jam), Barrett Martin e John Saunders (Screaming Trees) adicionando elementos do blues ao grunge no álbum Above, legou uma das produções mais belas de Seattle, em 1995.
É indubitável que o Nirvana foi abanda que atraiu os olhos de todo o mundo para Seattle, no que a mídia denominou como "fenômeno grunge", mas seria injustiça deixar de lembrar os nomes que iniciaram a cena, os que a mantiveram mesmo após a morte de Kurt (Ex: Alice in Chains - que só acabou oficialmente em 2002, com a morte por overdose de Layne Staley; Stone Temple Pilots - em vias de extinção e o Soundgarden - dissolvido em 1997) eos que ainda fazem boa música, seja lá o nome que ela receba atualmente (Ex: Pearl Jam e Audioslave - com o ex-Soundgarden, Chris Cornell).
O Som
Grunge é uma combinação de punk e heavy metal, tendo como principais mentores dessas vertentes o Stooges e o Black Sabbath. Se as guitarras têm uma influência clara do metal dos anos 70, a abordagem das letras e a atitude foram adotadas do punk.Pode-se fazer uma distinção entre as bandas grunge. As da primeira safra - Green River, Soundgarden e Mudhoney - têm uma sonoridade bem mais pesada do que as da segunda, que tem como seu melhor exemplo o Nirvana. A banda abusa das distorções de guitarra e dinâmica punk de tocar músicas curtas de maneira rápida.
A famosa gravadora Sub-Pop foi o epicentro inicial do movimento e ali o grunge...
tracking img